Aplicativo para celular facilita localização de ônibus na capital

Serviço está em fase de testes e está disponível apenas para Android.
O app usa a tecnologia de GPS em toda a frota.


Aplicativo está disponível gratuitamente no Google Play (Foto: Ascom Prefeitura de Rio Branco) 
 
Aplicativo está disponível gratuitamente no Google
Play
 
Um aplicativo para celular com informações em tempo real sobre as linhas de ônibus em Rio Branco passou a ser disponibilizado na loja virtual Google Play para celulares Android a partir da versão 2.3. De acordo com o superintendente  Municipal de Transporte e Trânsito, Ricardo Torres, o app está por enquanto em fase de testes.

Torres explica que o projeto já está sendo desenvolvido há mais de um ano. "Nasceu há algum tempo, quando começamos a implantar a tecnologia de localização por GPS em toda a frota. No ano de 2012, concluímos 90% e em 2013 tivemos todos os localizadores implantados", explica.

Já os testes com o aplicativo CittaBus começaram em outubro de 2013 apenas para o público interno. A versão disponibilizada no Google Play ainda é uma versão de teste e eventuais falhas podem ser comunicadas à RBTrans.

"Pode ter um erro que precise ser corrigido, mas já está bem avançado e disponível para a população", diz.

Mais de 200 pontos já foram cadastrados na capital e a meta é que até o final de 2014 esse número chegue a 300 pontos, o que equivaleria, segundo a Prefeitura, a 90% do sistema. No total, existem 450 pontos que podem ser inclusos no aplicativo.

Para o superintendente, o sistema será vantajoso para os usuários, empresários e para os órgãos de fiscalização do transporte público.

"O que mais o usuário reclama é de ficar esperando muito tempo um ônibus. Se ele tem a informação exata ele retarda a saída de casa", explica. Porém, ele ressalta que é preciso ficar atento ao tempo de delay, que é em média de três minutos. "Pode haver esse atraso na atualização", diz.

Já para as empresas e órgãos a vantagem é maior no controle dos veículos e na facilidade para detectar eventuais problemas nos ônibus. O aplicativo está sendo disponibilizado gratuitamente no site do Google Play.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip