Aplicativo para celular facilita localização de ônibus na capital
Serviço está em fase de testes e está disponível apenas para Android.
O app usa a tecnologia de GPS em toda a frota.
Aplicativo está disponível gratuitamente no Google
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Torres explica que o projeto já está sendo desenvolvido há mais de um ano. "Nasceu há algum tempo, quando começamos a implantar a tecnologia de localização por GPS em toda a frota. No ano de 2012, concluímos 90% e em 2013 tivemos todos os localizadores implantados", explica.
Já os testes com o aplicativo CittaBus começaram em outubro de 2013 apenas para o público interno. A versão disponibilizada no Google Play ainda é uma versão de teste e eventuais falhas podem ser comunicadas à RBTrans.
Mais de 200 pontos já foram cadastrados na capital e a meta é que até o final de 2014 esse número chegue a 300 pontos, o que equivaleria, segundo a Prefeitura, a 90% do sistema. No total, existem 450 pontos que podem ser inclusos no aplicativo.
Para o superintendente, o sistema será vantajoso para os usuários, empresários e para os órgãos de fiscalização do transporte público.
"O que mais o usuário reclama é de ficar esperando muito tempo um ônibus. Se ele tem a informação exata ele retarda a saída de casa", explica. Porém, ele ressalta que é preciso ficar atento ao tempo de delay, que é em média de três minutos. "Pode haver esse atraso na atualização", diz.
Já para as empresas e órgãos a vantagem é maior no controle dos veículos e na facilidade para detectar eventuais problemas nos ônibus. O aplicativo está sendo disponibilizado gratuitamente no site do Google Play.
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