Bradesco libera acesso de graça para operações nos aplicativos de celular


O Bradesco começou a implementar uma facilidade para os correntistas que utilizam o m-banking (banco no celular) nas quatro maiores operadoras do país. A partir deste mês, o acesso às operações financeiras é de graça. A medida vale tanto para clientes de pós-pago quanto de pré-pago.

De acordo com o banco, hoje em dia 3,2 milhões de clientes usam o celular para operações bancárias, número que é o dobro do verificado em 2012. No ano passado foram realizados 800 milhões de transações por meio do aplicativo Bradesco Celular. Tendo em vista o volume crescente de negócios feitos pelos celulares e smartphones, a instituição financeira decidiu liberar o acesso para todo mundo.

Até onde me consta, esta é a primeira vez que uma empresa brasileira subsidia a internet para o acesso aos seus serviços. É bem verdade que algumas operadoras como Claro e TIM mantêm acordos com redes sociais para liberar o acesso ao Twitter e Facebook, mas a iniciativa do Bradesco é completamente diferente destas ofertas – que geram mais visibilidade e poderio de marketing para as teles.

O Bradesco informou ao Tecnoblog que o acesso de graça ao banco vale para clientes das quatro grandes operadoras de celular: Vivo, TIM, Claro e Oi.

Conversamos com a Vivo sobre o modelo de negócios por trás da oferta. A companhia explicou que o acesso é integralmente subsidiado pela marca patrocinadora. O contrato tem um valor fixo que inclui o possível aumento dos dados utilizados. Por motivos óbvios, a Vivo não entra em detalhes sobre a quantia repassada pelo Bradesco. Ainda de acordo com a operadora, a iniciativa com o banco é de “caráter experimental”. O modelo será avaliado ao longo da evoluções.

O Bradesco divulgou que todos os usuários de telefonia do pós e pré-pago podem aproveitar a novidade. No caso do pós-pago, o acesso aos serviços do Bradesco não será contabilizado na franquia de dados. E se ela acabar, ainda assim o acesso será mantido. A Vivo esclareceu que, no caso de clientes do pré-pago, é necessário que o cliente possua um saldo mínimo, coisa de “centavos”, segundo a operadora. “Implementamos desta forma o projeto piloto, porém, pretendemos aprimorar o produto e permitir acesso em qualquer situação em breve”, informou a Vivo.

O Bradesco possui 22 aplicativos para iPhone, 16 para iPad e 13 para Android, além dos apps para Windows Phone e BlackBerry. Todos foram contemplados com o acesso patrocinado. De acordo com o banco, a medida também vale para quem acessar os endereços bradesco.com.br ou bradescoprime.com.br pelo celular (tablets ficam de fora).

Embora a iniciativa do Bradesco seja interessante para os correntistas, ela levanta questionamentos sobre a neutralidade da rede. Vale lembrar que o princípio estabelece que nenhum tráfego ou conteúdo será tratado de maneira distinta dentro da sua assinatura de internet. Não tenho certeza se a oferta do banco infringe a neutralidade. Numa analogia com outro serviço de telecomunicações, seria o equivalente a ter um número 0800 para fazer suas operações bancárias. Quem não gosta de ligar para o 0800 e evitar o gasto de dinheiro com a conta telefônica?

A operadora americana AT&T recentemente anunciou o serviço Sponsored Data (algo como Dados Patrocinados), a partir do qual empresas podem bancar o acesso a alguns serviços online. A seguradora UnitedHealth aderiu à medida. Os assinantes da AT&T podem acessar alguns sites sobre saúde sem pagar.

O Bradesco tem uma longa tradição de iniciativas na internet. A melhor delas, sem sombra de dúvida, foi ter adotado um copycat do Stuart Little para apresentar o internet banking. O comercial tá abaixo. Certeza que os leitores de idade mais avançada vão se lembrar da musiquinha.





Deus Seja Louvado.
Procure Uma Igreja Evangélica.
Não Morra Sem Jesus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip