Obama pode trocar celular Blackberry por aparelhos da Samsung ou LG

A Casa Branca confirma que está testando smartphones de empresas coreanas. Se trocar ocorrer, pode ser mais um duro golpe na combalida empresa de celulares canadense

Por Diego Marcel

O sistema operacional Android é o mais popular do mercado, logo o mais testado pelos hackers. Segundo levantamento da Cisco, 99% dos ataques feitos em 2013 a sistemas operacionais móveis tiveram como foco a plataforma do Google. Por incrível que pareça, esses números não assustam a Casa Branca. Segundo noticiou o jornal Wall Street Journal, os especialistas em tecnologia do governo americano estão considerando trocar os aparelhos celulares da presidência, que hoje são da Blackberry, por opções da LG e Samsung, que funcionam com o sistema do buscador de Mountain View.

obama_celular.jpg
Obama pode trocar seu Blackberry por celular Android

O movimento seria um forte golpe na Blackberry, que está perdendo usuários a cada ano - em 2013, ela perdeu a terceira posição do mercado para o Windows Phone - e vê também a venda de seus aparelhos diminuírem. A marca, adquirida pela Fairfax Financial Holdings no ano passado, está procurando maneiras para voltar ao topo do mercado. Ela criou versões para os sistemas operacionais concorrentes de seus principais programas e está em negociações com a Foxconn para desenvolver aparelhos com preços menores. Nada surtiu efeito, ainda.
 
Segundo o CEO da Blackberry, John Chen, uma das prioridades da empresa em sua nova fase é firmar os atuais contratos com governos e empresas e conquistar novos, para reforçar a imagem de uma marca segura e de negócios. Fato é que a tarefa está cada vez mais complicada, além dos competidores tradicionais - como LG e Samsung -, os escândalos de segurança trouxeram novas empresas para disputar o bolo.
 
Uma delas foi a especializada em aviação Boeing, que criou um smartphone especial para agências governamentais. O Black, como foi batizado, usa criptografia e afirma ser o aparelho mais seguro do mercado. "Vamos fechar acordos com governos de todo o mundo", afirmou a empresa americana em nota. O aparelho da Boeing também usa o sistema operacional Android.
 
A área responsável pela segurança da Casa Branca afirmou que os testes ainda estão em fase inicial, e que a troca ainda não está decidida. "Podemos confirmar, apenas, que estamos testando outras opções para a comunicação da Casa Branca", disse um diretor da área ao jornal americano.
 
Apesar do número de ataques, o sistema operacional do Google tem o benefício de poder ser totalmente modificado pelas empresas. Isso faz com que, com as devidas alterações, ele possa ser mais seguro. "Se a área de tecnologia colocar as devidas restrições e certificações, o Android pode se tornar uma fortaleza", diz Bruno Zani, Engenheiro de Sistemas da McAfee do Brasil.


Obama pode abandonar BlackBerry por um Android

Presidente dos EUA só tem uma opção de smartphone

Obama pode abandonar BlackBerry por um AndroidNem Obama terá mais um BlackBerry )

Cargos oficiais, como o de presidente de uma república, por exemplo, requerem um tanto a mais de atenção quanto à segurança para as comunicações de pessoas nesses postos. No caso do presidente dos EUA, a coisa parece ser levada tão a sério que Obama não pode ter qualquer telefone além do que lhe é disponibilizado pelo governo, um BlackBerry customizado que permite fazer ligações para apenas 10 contatos. Isso pode mudar nos próximos meses, caso os testes da NSA e da agência de telecomunicações da Casa Branca aprovem aparelhos da Samsung e da LG para o uso oficial. As informações são do The Wallstreet Journal.

O periódico explica que os testes de segurança ainda estão em fases preliminares e, portanto, pode demorar algum tempo até que o insatisfeito presidente dos EUA possa trocar de smartphone. Obama é conhecido por reclamar de seu BlackBerry publicamente, já tendo dito inclusive que seu trabalho não permite a ele o luxo de ter um iPhone.


Caso soluções da Samsung, por exemplo, para segurança governamental e corporativa, como o Knox, sejam aprovadas, a BlackBerry estaria em maus bocados, uma vez que o governo dos EUA é um de seus últimos parceiros fiéis. Se as certificações correrem rápido para os novos aparelhos, Obama talvez possa reclamar menos sobre seu smartphone em um futuro não muito distante.



Deus Seja Louvado.
Procure Uma Igreja Evangélica.
Não Morra Sem Jesus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip