Veja os principais sites afetados pelo Heartbleed e troque suas senhas

Heartbleed

O bug no OpenSSL conhecido como Heartbleed foi um dos mais graves problemas da internet. Trata-se do protocolo que é usado pelo sistema para se certificar de que a conexão ainda está ativa, mas que vem sendo utilizado por hackers há mais de dois anos para obter acesso a servidores confidenciais e, claro, roubar dados. A primeira vítima foi o Yahoo!, que nesta terça-feira (08) teve sua base invadida e os dados de seus usuários potencialmente roubados.


O problema já foi resolvido por meio de atualizações, porém é impossível saber se sua senha foi roubada e quais sites foram de fato afetados. Pensando nisso, o Canaltech fez uma lista dos principais sites e redes sociais em que você deve mudar a senha, a fim de evitar surpresas desagradáveis e colocar seus dados em risco.

Facebook

Ocupa o topo da lista, pois é a rede social mais usada no mundo, com mais de 1 bilhão de usuários, e um prato cheio para os hackers. Apesar de não estar claro se o site de Zuckeberg foi afetado, e a empresa utilizar outros métodos de proteção em cima do OpenSSL, é recomendado trocar a senha, por precaução.

Instagram

O site informou que trabalhou rápido em uma atualização em sua segurança, e não possui registros de dados roubados. Porém, como o evento teve um impacto muito grande na internet, eles recomendam a troca da senha, principalmente se você usa a mesma combinação para vários sites.

Pinterest

O problema foi resolvido no site do serviço, porém alguns usuários que podem ter seus dados roubados foram notificados e incentivados a trocar a senha. Precaução nunca é demais.

Tumblr

A rede social informou que não teve registro de atividades suspeitas, porém foi afetada pelo bug.

Twitter

O Twitter não foi afetado pelo bug, apesar de usar o OpenSSL, mas mesmo assim aplicou um patch para reforçar a segurança. A empresa não se pronunciou sobre a necessidade dos usuários trocarem a senha, mas se possível, faça-o.

Apple

A Apple não ainda não respondeu a nenhuma solicitação de informações sobre o assunto. Porém, segundo uma listagem não oficial no GitHub, aparentemente o iCloud não foi afetado.

Google e serviços

Os principais serviços do Google foram afetados: busca, Gmail, YouTube, Wallet, Play, Apps e App Engine. Chrome e Chrome OS ficaram de fora da lista, e estão seguros. A empresa afirmou, porém, que não é necessário que seus usuários troquem as senhas. Mas, segurança nunca é pouco, então vale a pena trocar.

Yahoo! & Yahoo! Mail

O Yahoo foi o pivô da descoberta do bug, e vários serviços foram afetados, bem como os dados de muitos usuários, que podem ter sido roubados. É extremamente recomendável a troca da senha.

GoDaddy

Um dos líderes de hospedagem de sites chegou há pouco tempo no Brasil, e a empresa aplicou um patch de segurança nos seus serviços afetados pelo bug.

Dropbox

A empresa também afirmou ter aplicado um patch para corrigir o problema, mas caso você possua arquivos importantes armazenados no serviço, é válida a troca da senha.

Minecraft

O serviço teve que ser suspendido temporariamente até o problema ser resolvido, e a empresa não tem como garantir que suas informações não tenham sido comprometidas. Portanto, também é extremamente recomendável que você troque a senha do Minecraft.

Netflix

Não há informações se o serviço foi afetado, e a empresa também não detectou nenhum impacto nos seus servidores. Mas, como eles armazenam dados de cartão de crédito, é válido alterar a senha.

SoundCloud

A empresa afirmou que não há nenhuma evidência de atividade suspeita, entretanto, medidas de segurança por precaução sempre são bem vindas.

Fora do escopo do Heartbleed

Os serviços abaixo não foram afetados pelo bug Heartbleed, ou por não utilizarem o OpenSSL, ou por utilizarem outras camadas de segurança, e você pode ficar tranquilo quanto às senhas.

  • Microsoft e Hotmail
  • LinkedIn
  • Amazon
  • eBay
  • PayPal
  • Evernote

Os principais sites brasileiros também estão seguros, como UOL, Terra, iG e Globo.com, bem como o site do Banco do Brasil.

Você pode ainda verificar se algum site está vulnerável à falha acessando esse link.





Deus Seja Louvado.
Procure Uma Igreja Evangélica.
Não Morra Sem Jesus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip