CCE Wintouch, para quem quer tablet com windos 7



Wintouch de frente com Windows 7 (Divulgação da imagem: Camundongo Movel)
Nota 1: Muitos pensam que este aparelho tem entrada para SIM para uso de Chip em 3G, o aparelho até tem a entrada, mas não possui nenhum modem 3G, para tal deve ser utilizado um Modem 3G USB.
Nota 2: Não conecte nenhum tipo de acessório no conector de 30 pinos sem antes de certeza do que esta fazendo, por experiência própria conectei um leitor de cartão do iPad 2 nessa porta e o tablet se desligou por completo, não queria mais ligar, achei que tinha queimado ele, mas na verdade somente consegui ligar ele depois de conecta-lo a tomada novamente. Essa porta tem utilidade sim, mas vale testar os acessórios antes de compra-lo pela internet as cegas.
Depois de muita enrolação e demora resolvi finalmente expressar minha opinião sobre o tablet da CCE conhecido com Wintouch, um nome um tanto sugestivo para um netbook sem teclado e com tela sensível ao toque que roda Windows 7 Home Premium e que tem a principal característica de um netbook, o valor abaixo dos R$ 1000,oo reais. “Mas sem muita enrolação vamos conhecer melhor o aparelho e ver se ele realmente pode atender a sua necessidade ou realmente precisa de algo mais potente como um Acer Iconia W500 ou ate mesmo um Asus Slate 12” com core i5
O Unboxing
Wintouch sendo retirado de sua caixa
Wintouch sendo retirado de sua caixa (Divulgação da imagem: Camundongo Movel)
Quando comprei o tablet achei que demoraria a eternidade de 30 dias para chegar a Mato Grosso, por conta de bloqueios e impostos que o estado possui, mas em 3 dias já estava em minhas mãos. Dentro da caixa encontramos pouca coisa, apenas o tablet, um carregador e um adaptador para os padrões brasileiros, de mais, apenas manuais e papeis de certificação. Logo aqui vem um ponto negativo que a CCE podia ter cobrado um pouco a mais e colocar uma capa desenvolvida especialmente para o tablet junto com o pacote, uma vez que fica difícil para achar capas na localidade onde moro, onde começaram a aparecer os primeiros tablets para vendas locais por preços exorbitantes (Samsung Galaxy Tab 10.1 – R$2.600,00). O problema de o tablet não vir com nenhuma capa primeiramente são os riscos que pode vir a sofrer por estar desprotegido, e o segundo fica por conta de como trabalhar com o tablet sobre uma mesa, em meu caso estou usando a capa de meu tablet de 7 polegadas da Coby para deixar ele em posição para trabalho.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=2T4xiyknymo]
Pelo menos um ponto positivo que achei desse carregador é dele ser compacto em relação do aos demais carregadores de outros netbooks e tablet, ocupando apenas espaço na tomada onde será plugada, e não uma parte retangular que ficara pendurada ou jogada pelo chão.
O Hardware
Muitos usuários de computador quando ouvem falar na marca CCE já torcem o nariz por conta do passado de reclamações que havia com relação à marca, e ai surgiram às famosas frases “CCE – Começou Comprando Errado” ou “CCE – Concerta Concerta Estraga”. Mas em relação ao Wintouch devo discordar um pouco destes pensamentos, ultimamente a CCE andou investindo em qualidade em seus produtos, claro que ainda não chegou ao nivel de marcas como Samsung ou Sony Vaio, mas creio estar no caminho.
Parte superior do tablet
Parte superior do tablet (Divulgação de imagem: Camundongo Movel)
Na parte superior do tablet encontramos duas leds que indicam se o tablet está ligado ou hibernando indicado pela cor azul e a segunda que indica se o tablet está conectado carregando ou com carga completa, variando suas cores entre a laranja e o âmbar. Quando aos botões, o primeiro é o mais importante de todos, através deste pode ligar o tablet, desligar e colocar ele para hibernar ou suspender, dependendo das configurações do sistema operacional, o segundo botão serve apenas para desligar a iluminação da tela e manter o sistema operacional ativo, bom para os casos de downloads prolongados durante a noite. Quanto aos outros dois botões servem para aumentar e diminuir o volume.
Lateral com Autofalantes
Lateral com Autofalantes (Divulgação da imagem: Camundongo Movel)
Em uma das laterais encontramos dois alto-falantes com potencia máxima de 1 w somados. Quando a questão do som realmente é baixa, mesmo com o volume máximo qualquer barulho do ambiente pode superar o som deste tablet. Como conselho é interessante adquirir caixinhas de som para ouvir com melhor nitidez suas faixas de musica e vídeos, de preferencia alguma que seja compacta e potente para levar a qualquer canto.
Botões sensiveis ao toque na lateral
Botões sensiveis ao toque na lateral (Divulgação da imagem: Camundongo Movel)
Ao lado dos alto-falantes, localizado já na frente do aparelho temos quatro botões sensíveis ao toque que remetem muito aos botões do Android, talvez até seja que este tablet tenha seu projeto original destinado ao Android, uma vez que o processador deve suportar – mas vamos falar disso mais para frente. Quanto aos botões a lupa executa a busca na web, abrindo a pagina do bing.com ou google.com para pesquisa, o voltar em alguns casos funciona como a tecla ESC, a casa ao ser pressionada mostra a área de trabalho do Windows e o ultimo botão abre o Controle Center que falaremos mais adiante.
Parte de baixo e o conector de 30 pinos
Parte de baixo e o conector de 30 pinos (Divulgação de imagem: Camundongo Movel)
Na parte de baixo do tablet encontramos apenas o microfone e um conector estilo iPad, ainda não sabemos nada a respeito desse conector, mas creio que através dele possa ser expandido as possibilidades do tablet, como um Case com teclado ou adaptadores de diferentes formatos, quem sabe até uma dock que deva ser vendido separado.
Lateral e as conexões disponiveis
Lateral e as conexões disponiveis (Divulgação de imagens: Camundongo Movel)
Na outra lateral é onde encontramos todas as conexões do tablet, começando pelo carregador, o conector de fone de ouvido que é um combo com microfone, logo a maioria dos fones de ouvidos de celulares podem funcionar perfeitamente neste conector. Em seguida temos a saída HDMI do tipo C, ou mais conhecida como Mini-HDMI e leva as imagens da tela do tablet para seu monitor ou televisão, por enquanto em testes a resolução máxima conseguida foi de 1440 x 900 pixels, culpa deve estar na placa de vídeo. Continuando a parte de conexões, existe ainda uma USB para todo e qualquer tipo de dispositivo que o Windows aceite, e pode ser expandida via um expansor de portas. Mais abaixo temos duas ranhuras, uma para a entrada de cartões de memoria tipo MicroSD e uma famigerada entrada para chip de operadoras, que nessa versão do tablet ainda não possui o modulo 3G como está descrito no manual, logo é apenas uma entrada inútil no aparelho.
Na parte frontal do tablet encontramos a tela de 10,1 polegadas retro iluminada por LED com resolução real de 1024×600 pixels, realmente fiquei impressionado com essa tela pelo brilho e a nitidez das cores, perto de um notebook da geração antiga parece que o monitor do notebook está até apagado. Acima da tela é encontrada a câmera de 1.3 Mpix que serve apenas para fazer videoconferência. Quanto à sensibilidade do toque a experiência é muito boa por ser uma tela capacitiva, do tipo que aceita apenas.
Traseira com logo Win e CCE Info
Traseira com logo Win e CCE Info (Divulgação de imagem: Camundongo Movel)
A parte traseira do tablet tem um aspecto emborrachado que proporciona uma boa pegada com as duas mãos sem deixar escorregar e ainda protege contra pequenos riscos que possa sofrer ao ser deixado na superfície de uma mesa. Mas um ponto negativo da traseira é que este ainda não foi o tablet com Windows que deixou de lado o cooler de resfriamento, existe uma entrada e uma saída de ar na parte traseira, o que estraga um pouco seu design, mas é necessário para o bom funcionamento do tablet.
Windows 7
Pouco espaço interno para armazenamento
Pouco espaço interno para armazenamento (Divulgação de imagem: Camundongo Movel)
Aqui esta o primeiro diferencial deste tablet nacional, que e a possiblidade de vir com um sistema operacional diferenciado dos demais e bem maduro com mais de 15 anos de estrada. Mas o que pode ser seu trunfo perante os demais sistemas pode ser seu principal problema, tudo depende do que o usuário deseja de um tablet com essas configurações. O Windows 7 Home Premium que vem instalado neste aparelho possui uma boa interação com os movimento do toque na tela, mas ainda esta longe da experiência obtida com sistemas como Android e iOS, enquanto os sistemas de celular já foram criado especialmente para o toque, aqui ocorre o inverso, a Microsoft estava tentando adaptar um sistema de mouse e teclado para as telas sensíveis, o que não estava dando muito certo ate a total mudança de conceito e uso da chamada interface metro que falaremos mais abaixo.

O tablet reconhece dois pontos de toque, o que para o Windows 7 diz quase nada, o único uso que o usuário dará a estes dois pontos será o zoom tipo pinça e o deslizar de listas, praticamente apenas para essa finalidade ou para digitar rapidamente no teclado virtual, desde que ele ocupe um bom espaço da tela para não ficar errando as teclas, e mesmo assim a eficiência de digitar na tela não chega nem perto de um teclado fisico3 mesmo que compacto.
Mas o Windows 7 tem seus trunfos perante outros sistemas, o teclado virtual possui um sistema muito bom de reconhecimento de escrita, caso você invista um pouco em uma caneta capacitiva poderá obter melhores resultados com o tablet. Com uma tela sensível outro grupo de aplicativos que ganha destaque eh o pacote Microsoft Office, que traz à possibilidade de realizar anotações à mão livre sobre os documentos, essa funcionalidade eh muito bem vinda para o OneNote que agrega milhões de informações do usuário do modo que este desejar.
Outro aplicativo pouco mencionado que merece ser citado eh o Microsoft Journal, onde o usuário pode realizar anotações como se fosse um caderno comum, claro que eh indicado o uso de uma caneta capacitiva para essa funcionalidade.
Aplicativo Journal em ação
Aplicativo Journal em ação (Divulgação de imagem: Camundongo Movel)
Como sabemos o Internet Explorer eh o navegador padrão do Windows, e o tablet já vem com a ultima versão instalada, é um ótimo navegador para ler noticias e realizar outras atividades, mas numa busca por agregar mais funcionalidades ao navegador, em minha jornada primeiramente passei pelo Opera que é muito bom quando se trata em questão mouse teclado, tem um gerenciador de e-mail bacana e gerenciador de download melhor ainda, porem quando o assunto é tela sensível ao toque o navegador ganha nota zero, possa ganhar até 2 pontos com uma extensão instalada, mas ainda é horrível a experiência de navegar em telas sensíveis ao toque com o opera. Já do outro lado de toda essa “navegação” temos o Google Chrome que estou utilizando atualmente, é o navegador que melhor oferece experiência de navegação em telas sensíveis ao toque, quando arrasta o dedo a pagina desliza, como manda o figurino, de quebra os aplicativos ou extensões funcionam muito bem com a tela sensível, o melhor exemplo que posso citar disso é a extensão conhecida como Tweetdeck, onde cada uma das colunas pode ser realizada um scroll separado para conferir as atualizações,
Os aplicativos da CCE
Aplicativo de controle de funções do tablet
Aplicativo de controle de funções do tablet (Divulgação de imagem: Camundongo Movel)
Grandes fabricantes com HP, Dell, Acer e Asus enchem seus computadores com dezenas de aplicativos que prometem uma melhor experiência de uso do computador, alguns são realmente uteis e outros são apenas para ocupar espaço e poder de processamento da maquina, neste quesito o CCE Wintouch até que se sai bem e mal ao mesmo tempo, de um lado temos um sistema operacional quase que de fabrica, sem aplicativos instalados para consumir o pouco poder de processamento que o tablet possui, mas por outro lado um dos aplicativos não ajuda em nada, e é deste que vou começar falando. Seu nome é #TAG, assim mesmo como escrito, e sua única e provável função são de servir como uma interface não personalizável para a maioria dos aplicativos que vem com o Windows, e ainda por cima querendo imitar a interface metro do Windows 8, simplesmente a primeira vez que você ver este aplicativo não vai mais querer usa-lo. Já um aplicativo bem útil é o Control Center, que oferece ao usuário varias informações do sistema além da possibilidade de configurar algumas opções, como ligar o bluetooth e a rede wireless, assim como a possibilidade de selecionar o tipo de desempenho que deseja utilizar, como econômico como modo desempenho.
Informações e nota do experiencia do Windows 7
Informações e nota do experiencia do Windows 7 (Divulgação da imagem: Camundongo Movel
No mais o tablet tem uma boa media no índice de experiência do Windows 7 em relação a outros produtos bem aceitável, mas ainda não chega perto do Acer Iconia W500, um dos tablets com AMD e Windows 7 que oferece o melhor custo x beneficio. Para efeito de comparação vamos a alguns números abaixo:
Processador: 2.2
Memoria: 4.2
Elementos Gráficos 4.3
Gráficos de Jogos: 3.6
Disco Rígido Primário: 5.9
Acer Iconia W500
Processador: 3.6
Memoria: 4.9
Elementos Gráficos: 3.3
Gráficos de Jogos: 4.8
Disco Rígido Primário: 5.9
Como podem ser observados, mesmo a frequência do AMD C-50 sendo menor, seus dois núcleos de 1 Giz garantem uma maior pontuação ao tablet da Acer, mas outros pontos o Intel Atom. Z670 ganha, como nos Elementos gráficos para desktop com 1 ponto de vantagem.
Windows 8
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Lq_gcXZgwuc]
Quando recebi o wintouch nem esperei um dia para instalar o Windows 8 Consumer Preview, pois a minha principal curiosidade era saber como o novo sistema operacional da Microsoft se comportaria em um aparelho com pouco poder de processamento e em uma tela sensível ao toque capacitiva, uma vez que tive a experiência com uma tela resistiva e a impressão de manipulação do sistema operacional foi horrível.
A instalação durou menos de uma hora, mas para que pudesse realizar uma instalação boa e deixar espaço para arquivos ainda, na instalação tive que excluir a partição de recuperação que vinha o Windows sete Home Premium, creio que assim já tenha perdido a garantia do aparelho.
Um por primeiros pontos negativos é que os aplicativos com interface metro não abrem na resolução nativa do tablet que é de 1024 x 600 pixels, para rodar esses aplicativos a resolução mínima recomendada é 1024 x 768 pixels que pode ser ativado através das opções de Resolução da Tela. Outro detalhe é que quando alterado essa resolução, tudo na tela fica com um aspecto achatado e estranho na tela, mas quando na interface metro este aspecto não aparece tanto.
Quanto à integração com os serviços da rede Live da Microsoft é só elogios, uma vez que configurei a conta na primeira inicialização, os programas de e-mail, calendário, pessoas e Messenger já estavam prontos para uso, e aqui tem um detalhe até mesmo pentelho do Messenger, quando penso que o aplicativo está fechado, recebo notificações de pessoas querendo falar comigo, então fica a dica que enquanto seu computador estiver ligado e na internet, você estará conectado ao Messenger.
Um dos fatos mais notáveis do Windows 8 é certamente seu Boot ultra rápido ai vem à questão, mas será que ele inicia rapidamente em uma configuração tão baixa como a Wintouch, a resposta é sim. Claro que agora o boot é realizado em dois estágios, primeiramente é carregado à interface Metro e seus aplicativos, no segundo estagio é quando o usuário entra no aplicativo chamado desktop, que carrega então os serviços convencionais do Windows, o que pode levar mais uns 30 segundos dependendo do que estiver instalada, uma dica é deixar sempre poucos aplicativos para inicializar com o sistema operacional, o que pode ser feito via Gerenciador de tarefas que sofreu grandes mudanças e ficou bem mais amigável nesta versão do sistema.
Se você possui este produto já está pensando em instalar o Windows 8 em versão de teste, peço que pense muito bem e releia alguns review a mais sobre o sistema operacional na internet, pois o problema é que como citado acima, os aplicativos da interface Metro não irão rodar 100% neste tablet, e com a instalação do sistema operacional perdi algumas funcionalidades que possuía no Windows 7, o acelerômetro ainda não esta funcionando, os botões laterais perderam suas funcionalidades e até agora a webcam não está funcionado, todos esses problemas por conta de falta de drivers e incompatibilidade com o sistema operacional. Como citei em outro post aqui no blog, vale a pena dar uma conferida nos aspectos do sistema antes da instalação, já que a ainda o problema de incompatibilidade com um número mínimo de aplicativos e jogos antigos, mas notáveis como Diablo II
Linux? Creio que ainda não
Um dos motivos que comprei o tablet foi pela possibilidade de experimentar novos sistemas operacionais, mas acontece que nem todos rodam legais no tablet, tinha em mente ver o poder o Linux rodando em tablet com configuração de netbook, mas parece que algum problema de compatibilidade com o hardware esta impossibilitando a instalação do sistema operacional. Foram já varias tentativas de instalação, até mesmo instalado via HD externo, mas fica numa tela inicial roxa e não vai para frente.
O mesmo aconteceu com o Android nas versões GingerBread, Honeycomb e Ice Cream Sandwish do projeto x86, ao ser gravado no pen drive e tentando bootar tanto como pen-drive como cartão de memoria não seguiu em frente. Por enquanto digo o aparelho não roda outros sistemas operacionais, mas pode ser culpa do sistema diferenciado do Windows 8.

fonte http://camundongomovel.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip