A queda e a ascensão do cartão microSD nos smartphones com sistema Android


Amado por muitos, mas odiado pela Google, o cartão microSD teve uma relação complicada com o Android. Apesar de manter a sua presença em todos os emblemáticos smartphones da Samsung, o slot para cartão microSD teve sua popularidade abalada nos últimos dois anos, mas agora retorna com força nos grandes lançamentos da LG, Sony, HTC e até Motorola.

O chefão não quer

Google nunca escondeu o seu desdém com o cartão microSD, onde o único dispositivo da linha Nexus que possuía slot para cartão era o Nexus One. Desde então, Google deixou de lado o slot em todos os modelos controlados pela empresa, incluindo até recentes dispositivos da Motorola como o Moto X e o Moto G.

Não o bastante, a Google também removeu o Apps2SD do sistema no Android JellyBean, que permitia ao usuário instalar aplicativos diretamente no microSD. No entanto, algumas empresas como Samsung ainda mantém tal suporte em seus dispositivos. Agora no KitKat, Google criou mais uma barreira que impende os aplicativos de escreverem informações no cartão microSD. Assim, você não pode salvar uma foto ou vídeo diretamente no cartão, mas pode visualizar os que já estão armazenados lá.

Google alega que os cartões microSD oferecem falhas de segurança. Pois, uma pessoa pode pegar o cartão microSD do seu smartphone e assim ter acesso aos seus dados armazenados lá. A empresa também alega que o uso de cartões de má qualidade acabam interferindo na estabilidade do sistema, o que gera uma má reputação ao Android.

Então porque as empresas voltaram a investir no slot microSD?

Com o avanço da tecnologia, os smartphones atuais são capazes de filmar em altíssimas resoluções, como o 4K. O problema é que as empresas continuam oferendo pouco espaço interno, pois aumentar a memória interna aumenta o preço do modelo, e isso pode não ser atraente para muitos consumidores. Assim, o slot microSD é a melhor saída, onde usuários podem expandir a memória dos seus smartphones para até 128GB.

Dados na nuvem poderia ser a melhor solução, mas para isso precisamos de melhor investimento das redes 4G, e acima de tudo, melhores pacotes de dados das operadoras. Não adianta fornecer uma internet rápida com pacote de dados limitado. Se formos armazenar todos os nossos dados na nuvem e buscarmos por eles a todo momento, o limite de navegação será ultrapassado rapidamente, tendo a velocidade então reduzida.

É verdade que cartões microSD não é a solução mais confiável e elegante, no entanto, ela, atualmente, oferece o melhor custo/benefício ao usuário. Pois investir em um smartphone com 16GB mais um cartão microSD de 32 ou 64GB sairá mais barato do que um smartphone com 32GB ou mais de memória interna.

Vocês acham que o legado do microSD ainda será longo? Ele é ainda é a melhor opção para armazenamento de grandes quantidades de dados?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip