Apple apresenta os sistemas iOS 8 e OS X Yosemite

A Apple reservou boas novidades para a WWDC 2014. As estrelas do anúncio foram o OS X Yosemite para Mac e o iOS 8 para o iPhone, que se aproximaram ainda mais neste ano - o que inclui design. Confira os novos recursos apresentados nesta segunda-feira (2), em São Francisco, Estados Unidos.



WWDC, evento para desenvolvedores, acontece em São Francisco, Estados Unidos (Foto: Divulgação/Apple)

A introdução do evento teve foco nos softwares móveis. E, para falar deles, a Apple se valeu de um vídeo falando dos principais aplicativos do mercado e a relação de usuários com eles. Instagram, Pinterest, Paper e outros grandes figurões da Apple Store, além de alguns tantos menos conhecidos, estrelaram o vídeo de abertura do telão da WWDC.

Tim Cook, o CEO da Apple, abriu o evento logo em seguida. E, como o próprio vídeo sugeria, o papo foi aplicativos - com um pequeno agradecimento aos desenvolvedores por trás deles. Hoje, a Apple conta com nove milhões de desenvolvedores registrados, trabalhando em apps para OS X e iOS.


OS X Yosemite é o nome do novo OS X 10.10, da Apple (Foto: Reprodução/Apple)

O OS X Mavericks completou um ano, e parece que a Apple tem muito a comemorar. O sistema está instalado em 51% dos Macs e MacBooks do mundo, e Tim Cook guardou uma senhora alfinetada para a Microsoft e seu mais novo Windows. Afinal, a empresa fundada por Bill Gates, dois anos após o lançamento do Windows 8, tem uma fatia de apenas 14% de máquinas rodando o sistema. Claro que a Apple tem a vantagem de disponibilizar a atualização gratuitamente para os usuários - o que, convenhamos, ajuda e muito a acelerar sua adoção.


Apple provoca Microsoft; OS X Mavericks teve adoção mais rápida que Windows (Foto: Reprodução/Apple)

A celebração não veio sozinha. O sucessor do Mavericks fez, sim, sua estreia durante o evento, como era de se esperar. Batizado de OS X Yosemite (10.10), ele inaugura um completo redesign no sistema, aproximando-o do que vimos no lançamento do iOS 8. Agora, o sistema da Apple para computadores tem a mesmíssima carinha flat vista nos iPhones e iPads, e é certamente mais 'clean' do que seu antecessor. Um extra interessante: embora, por padrão, o Yosemite tenha fundo branco, é possível ativar o que a Apple chamou de "dark mode", uma versão em preto do sistema.


Novo visual do OS X Yosemite muda sutilmente barras de tarefas e ícones (Foto: Reprodução/Apple)


O Spotlight, o centro de buscas do OS X, também ficou mais inteligente. Ao buscar um arquivo ou um app, o usuário precisa apenas clicar na lupa, que continua localizada no canto superior direito. O que muda é a resposta do sistema: o campo de busca surge no centro da tela, no melhor estilo busca do Google. E você ainda pode buscar pessoas! Desde que, claro, elas estejam cadastradas como contatos na sua lista. Tudo coberto de flat design.

O Calendar foi outro app que recebeu uma "recauchutada". Ele, agora, funciona da mesmíssima forma que o iOS - o que era bastante previsível. O Messages, mensageiro padrão do sistema, ficou mais intuitivo e, de novo, flat. O modo de usar o programa, aparentemente, não mudou muito.

O iCloud Drive, uma espécie de Google Drive assinado pela Apple, também fez uma aparição no evento, embora discreta. O app de e-mails recebeu lá suas novidades, embora não seja dos softwares mais populares.


E agora, a Apple também tem o iCloud Drive (Foto: Reprodução/Apple)


O Safari está "mais poderoso do que nunca", de acordo com Craig Federighi, o vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple e figurinha fácil nos eventos da companhia. O campo de busca ganhou um extra, com uma listagem dos seus sites mais visitados, e sugestões do Spotlight no campo de endereço, com uma prévia de possíveis resultados do Google. Pesquisar, ao que parece, ficou mais rápido e fácil. Ah, e agora você pode "scrollar" lateralmente entre suas abas abertas - uma novidade ótima para os maníacos por abas.


Apple redesenha Safari para dar mais espaço para o conteúdo e 'todo o poder no topo do browser' (Foto: Reprodução/Apple)

Air Drop conecta OS X e iOS

A "conversa" entre Mac, iPhone e iPad também ficou mais simples. Agora, o Air Drop funciona entre o OS X e o iOS - finalmente! Um novo recurso de hotspot, aliás, veio com o mesmo intuito: para compartilhar sua rede via Wi-Fi, não é necessário sequer tocar no iPhone. E como se atender ligações com um tablet não fosse estranho o suficiente (alô, foblets!), a Apple adicionou a possibilidade de atender ligações com o Mac. Desde que, claro, você tenha o smartphone da empresa.

A melhor notícia até agora: o Yosemite, assim como aconteceu com o Mavericks, será gratuito para os usuários. E chega na primavera por aqui. A versão para desenvolvedores, por outro lado, já está disponível para download.


OS X será gratuito para os usuários (Foto: Reprodução/Apple)

iOS 8


A apresentação do iOS 8 também começou com alfinetadas - dessa vez ao Android. Enquanto 89% dos donos de iPhone e iPad usam iOS 7, apenas 9% dos usuários de Android têm aparelhos rodando o KitKat, o sistema mais novo do Google. Tim Cook aproveitou para tocar num ponto sensível, a grande ferida do Android: segundo ele, 99% dos malwares são desenvolvidos para o sistema.


iOS 8 chega com mudanças aguardadas pelo usuários e app voltado para a saúde (Foto: Divulgação/Apple)




iOS 8 é parecidíssimo com o ... iOS 7. Mas, calma: há novidades, embora a cara do sistema seja a mesma. A central de notificações, por exemplo, ficou mais inteligente. Para responder uma mensagem que pipoca na tela do aparelho, é só descer a barra de notificações e responder por ali mesmo. Rápido, fácil e indolor.


iOS 8 está mais intuitivo; cheio de pequenas novidades (Foto: Reprodução/Apple)




O Spotlight parece mesmo ser a estrela da Apple nesta WWDC. Agora, você pode buscar por apps, notícias, restaurantes, músicas no iTunes, filmes e mais. Facilita as coisas, mas não tanto quanto o novo teclado "tunado"! Isso porque a Apple adicionou ao iOS 8 sugestões para completar suas frases enquanto digita. Bem, já vimos isso antes nas mãos da concorrência, mas é um aditivo bem-vindo para os donos de aparelhos com o sistema - especialmente porque ele chega compatível com o Português do Brasil (não, nada de Siri até agora).


Teclado mais rápido do iOS 8, o QuickType, já estará disponível em português do Brasil (Foto: Reprodução/Apple)





No papo teclado, aliás, boas novas. A Apple passou a permitir a instalação de teclados de terceiros, no melhor estilo Android. Ok, o teclado nativo do iOS melhorou, mas os usuários agora tem a opção de escolher entre ele e as dezenas de alternativas que muito provavelmente pipocarão nos próximos meses.


Teclado swype no iOS 8


O Messages abraçou algumas ideias de outros aplicativos. Agora, é possível mandar mensagens de áudio a partir de um botão à direita, do mesmo jeito que estamos acostumados a fazer no WhatsApp. O usuário pode ainda enviar vídeos e escolher se quer mantê-los na memória do celular ou não, o que evita o problema dos arquivos salvos automaticamente no aparelho.


Tem app novo na área: o Health Kit. "Com o Health você pode monitorar suas atividades, e gerenciar aplicativos de terceiros", garantiu Craig. A vantagem é que, com o Health Kit, você pode centralizar todas as informações e apps de saúde.


Falando em app, há o novo Family Sharing, que foi comparado a notas coladas na geladeira. É um programa que permite compartilhar fotos, vídeos, músicas e tudo o mais que tenha sido comprado com o mesmo cartão de crédito com outros membros da família.


Apple revela Health Kit, novo recurso do iOS 8
A edição de imagens no iOS 8 ficou mais amigável no Photos. Com apenas dois cliques, é possível corrigir o brilho e as cores de uma foto. Bem simples de usar, como é de praxe nos produtos Apple. Não é nenhum Photoshop, mas quebra um galho. Ah, e o recurso chega também para o Mac.

A monotemática aplicativos levou a Apple a falar da Apple Store. O que há de novo? Uma aba de "explore", que permite procurar por novidades, pacotes de aplicativos que podem ser comprados de uma vez só e um serviço chamado TestFlight desenhado para que usuários testem programas em beta e enviem o resultado diretamente para os desenvolvedores com suas primeiras impressões.


TestFlight, o sistema de teste de apps Beta da App Store
Digital em apps de terceiros

Para os fãs do Touch ID no iPhone 5S, há o que comemorar. Além de desbloquear o aparelho, sua digital funciona também em apps terceiros. Isso significa que ela funcionará, por exemplo, como substituta para senhas em alguns apps. Mais fácil e seguro - mas, até agora, restrito ao iPhone 5S.


O iOS 8 chega aos usuários nesta primavera, mas os desenvolvedores poderão colocar as mãos na versão beta do sistema hoje mesmo. O sistema será compatível com o iPhone 4S em diante.

Os aparelhos que irão receber o iOS 8 a partir do segundo semestre de 2014

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip