Evitar ruas perigosas com a GunAlert por Ricardo Durand





Dois ex-estudantes do Mestrado Integrado de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) criaram uma app para Android que tem como base os mapas da Google e que serve para marcar e emitir alertas sobre assaltos, segurança e situações de violência.

Assim, e se se vir num cenário onde decorre um assalto, por exemplo, pode sacar do smartphone, abrir a app e emitir um alarme. Isto, claro, se não lhe roubarem o telemóvel primeiro…

A história da app é simples: os dois ex-estudantes queriam combater o crime na zona, mas sem se vestirem com fatos de super-heróis: «Decidimos criar uma aplicação que conseguisse dar resposta à onda de assaltos que tem ocorrido a estudantes no Pólo Universitário da Asprela, [PUA] no Porto».

Os dois ex-estudantes foram entrando em páginas de Facebook criadas para debater ideias para «travar estes assaltos» e chegaram à conclusão de que seria necessário uma «resposta rápida». Foi então que perguntaram à comunidade académica o que achavam de ser criada uma app para smartphone que combatesse a «onda de assaltos» junto ao PUA.

A resposta foi «significativamente positiva», diz um dos programadores e a app é uma realidade. Se tiver um dispositivo Android pode descarregá-la aqui.

Segundo o mesmo, os grandes objectivos da GunAlert são dois: «Enviar pedidos de ajuda e alertar para potenciais zonas de risco». Para isto, tem de ter a ligação de dados ou o GPS activados no seu smartphone. Depois, dentro da app, a sua localização é determinada e, sempre que estiver perante uma «situação perigosa», basta tocar no botão SOS. Desta forma,
«todos os utilizadores geograficamente próximos serão notificados no imediato».

Além disso, e de acordo com os programadores, a GunAlert pode ser usada para «reportar casos que tenham acontecido ultimamente na zona onde a pessoa se encontra e avisar os utilizadores de possíveis situações de risco». Para isso, é possível deixar um epqueno texto que explica a razão pela qual determinada rua ou zona é perigosa.

Os dois ex-estudantes do Mestrado Integrado de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto pedem anonimato (para evitar represálias) e dizem que neste momento a GunAlert conta com 800 utilizadores. A app é gratuita e o projecto GunAlert não tem fins lucrativos, confirmam os mesmos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip