Intel faz parcerias para avançar no mercado de tablets


Intel: acordo com a Foxconn já rendeu o desenho de dez tablets que servem de protótipo para marcas


Com uma receita anual de quase US$ 53 bilhões e uma força de vendas global, a Intel domina há anos o mercado de chips para computador, mas está distante de repetir esse desempenho em setores recentes e de crescimento mais rápido, como smartphones e tablets. Em quatro anos de tentativas, poucos fabricantes desses equipamentos embarcaram no projeto da companhia americana, com resultados pouco relevantes até agora. A preferência tem recaído sobre chips de fornecedores menores, como a também americana Qualcomm e a taiwanesa MediaTek, que desenvolvem chips baseados nas tecnologias da inglesa ARM.

Desistir, no entanto, não é uma opção para a Intel. Com a mudança nas preferências dos consumidores, as vendas de PCs tradicionais têm caído, forçando a companhia a investir em novas áreas.

Durante painel de abertura da Computex, maior feira de tecnologia da Ásia, que acontece em Taipé, Taiwan, até sábado, a companhia apresentou novos componentes e parcerias para avançar principalmente no mundo dos tablets. "Estamos caminhando para cumprir nossa meta de vender 40 milhões de unidades em 2014", disse a presidente da companhia, Renée James. O número representa quase 15% dos 276 milhões que serão vendidos no ano, segundo a empresa de pesquisa Gartner. Para efeito de comparação, só a Apple vendeu 70 milhões de iPads no ano passado.

De acordo com a Intel, 130 novos equipamentos chegarão a lojas de todo o mundo neste ano. Só na Computex, serão apresentados 12 modelos de marcas como Asus e Acer. Em sua apresentação, Renée recebeu, entre outros convidados, um executivo da taiwanesa Foxconn, maior fabricante de eletrônicos sob encomenda do mundo, para apresentar um equipamento com tela de 8 polegadas desenvolvido pela companhia. A relação entre as duas empresas começou apenas há cinco meses e já rendeu o desenho de dez equipamentos. Isso é relevante porque dá opções a fabricantes de todo o mundo usarem produtos Intel.

Companhias como a Foxconn desenvolvem o que se conhece no mercado de tecnologia como modelos de referência. Esses protótipos são então apresentados a marcas como as brasileiras Positivo Informática e DL Tecnologia e servem de base para a elaboração de seus produtos. A construção desse "ecossistema" foi um dos principais desafios da Intel para crescer no mundo dos tablets.

Até pouco tempo, a companhia não tinha relacionamento com os fornecedores de componentes para esse tipo de dispositivo, que são diferentes dos nomes com quem ela estava acostumada a negociar no mundo dos PCs. Sem uma cadeia de fornecedores bem estruturada, é praticamente impossível fazer com que qualquer produto eletrônico tenha algum sucesso. Ao mesmo tempo, a Intel precisou desenvolver chips que oferecessem a velocidade e, principalmente, o baixo consumo de energia exigido pelos dispositivos.

Aproveitando seu porte, a companhia também tem investido em um plano de subsídio aos fabricantes que adotarem seus componentes. Basicamente, a companhia tem bancado a diferença de custos dos produtos ARM para os da Intel, que ainda são um pouco mais caros que os do concorrente. Segundo Renée, com os avanços tecnológicos e os ganhos de escala, o objetivo é encerrar esse programa no ano que vem.

Na avaliação de Maurício Ruiz, diretor de canais da Intel no Brasil, a companhia chegou a um momento de confluência entre a evolução de seus chips e a criação de um ecossistema que vai permitir que ela ganhe uma posição relevante nos tablets. Inclusive em países emergentes, como o Brasil. De acordo com ele, diversos aparelhos chegarão ao mercado local. A maior parte no quarto trimestre, a tempo das compras de Natal. "Queremos vender 1,5 milhão de unidades no ano", disse. Um dos principais motores desse resultado será a oferta de aparelhos com preços na faixa de R$ 400 a R$ 600, a mais procurada atualmente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip