iOS 8 tem teclados alternativos, widgets na central de notificações e mais novidades






Mais um ano de WWDC, mais um ano de iOS novo. A Apple apresentou na tarde desta segunda-feira (2) a oitava grande atualização do iOS, quase um ano após anunciar a maior reformulação na história do sistema móvel. Entre as várias funcionalidades novas, o iOS 8 traz forte integração com os Macs, permitirá o uso de teclados virtuais de terceiros (como o Swype) e exibirá widgets na central de notificações.


Integração com o OS X

Uma das principais novidades do iOS 8 é a forte integração com o OS X Yosemite. Com iPhone e Mac conectados, será possível fazer ligações telefônicas usando o microfone e alto-falante do computador. Além disso, no Mac você poderá enviar mensagens de texto ou terminar de escrever um email que começou no iPhone, por exemplo. O AirDrop, recurso de compartilhamento de arquivos, finalmente pode ser usado entre dispositivos iOS e OS X.


Mais social



A tela de multitarefa, que exibe os aplicativos abertos recentemente, passará a mostrar seus contatos favoritos. Com um toque, será possível fazer uma ligação, enviar um SMS ou conversar por FaceTime. O novo iMessage permitirá enviar mensagens de áudio e vídeo. Assim como no Snapchat, será possível fazer as mensagens sumirem após um período de tempo determinado pelo usuário.


Caminho livre para os teclados virtuais de terceiros



A Apple melhorou o teclado virtual do iOS, que ganhou o recurso QuickType. Ao digitar, o teclado irá sugerir a próxima palavra a ser digitada. O QuickType é inteligente, suporta o português do Brasil e aprende seu estilo de escrita conforme o uso, além de saber com quem você está falando: se você estiver conversando com um amigo próximo, as palavras sugeridas não serão as mesmas de quando você for enviar uma mensagem para seu chefe.

Pelo visto, o teclado virtual do iOS ainda não terá o recurso de digitar deslizando os dedos. Mas isto não deverá mais ser um problema: a Apple anunciou que os usuários agora poderão instalar teclados virtuais de terceiros. Durante a apresentação, Craig Federighi mostrou o Swype rodando no iOS 8, mas é bem provável que outros aplicativos, como o SwiftKey, finalmente estejam disponíveis no iOS.


Widgets, mas só na central de notificações

Outra novidade do iOS 8 é o suporte a widgets, mas eles ficarão restritos à central de notificações: a tela inicial ainda será exclusiva para os ícones de aplicativos. Ao instalar um aplicativo que suporte widgets, a central de notificações avisará que “um novo widget está disponível” e permitirá que você o adicione na tela, junto com as informações já existentes de bolsas de valores, calendário e previsão do tempo.





E falando em central de notificações, a Apple deu bastante atenção a essa parte. As notificações agora ganharam ações, como no Android. Quando um alerta de nova mensagem aparecer na tela, você poderá responder o SMS dali mesmo, sem precisar abrir o aplicativo Mensagens para isso. Para exibir as opções da notificação, basta deslizar o dedo para a esquerda.


Mais liberdade

O iOS 8 está mais aberto para os desenvolvedores. Agora, aplicativos de terceiros poderão ser incluídos na tela de compartilhamento, permitindo que você envie facilmente uma foto para o Pinterest, por exemplo. Isso também possibilitará a comunicação entre aplicativos, um recurso já existente no Android e no Windows Phone, mas que no iOS é feito por meio de gambiarras dos desenvolvedores.



Antes da novidade, o compartilhamento estava restrito a poucos aplicativos, como Twitter, Facebook e Mail. Outra boa notícia: o Touch ID, sensor de impressões digitais lançado com o iPhone 5s, foi liberado para os desenvolvedores. Ele servirá não apenas para desbloquear o iPhone ou autorizar compras, mas também para acessar dados em aplicativos de terceiros, como gerenciadores de senhas.
Saúde



Como apontavam os rumores, o iOS 8 tem um novo aplicativo voltado para saúde, o Health. Ele centraliza as informações vitais do usuário, como número de passos, qualidade do sono ou até mesmo pressão sanguínea e frequência respiratória. Os dados serão gerados por aplicativos que trabalharão com uma nova API, chamada HealthKit. Isso significa que, se você comprou uma Fitbit ou Nike+ Fuelband, por exemplo, é provável que as empresas lancem aplicativos atualizados que trabalhem com o Health.

Mas também não é preciso pensar muito para lembrar que toda essa história de saúde casa muito bem com um possível novo produto da Apple. Como um relógio inteligente, por exemplo.
Mais novidades

O iOS 8 traz uma série de outras novidades pequenas (mas não menos importantes):
Busca do Spotlight atualizada: agora, você receberá sugestões de restaurantes, resultados da Wikipédia, notícias relacionadas e aplicativos novos;
Compartilhamento familiar: será possível compartilhar músicas, filmes e aplicativos (!) com até seis membros da família que usem o mesmo cartão de crédito;
Maior integração de fotos com o iCloud. Os planos pagos de armazenamento no iCloud diminuíram de preço: US$ 0,99 por mês por 20 GB e apenas US$ 3,99 por mês por 200 GB. É possível comprar até 1 TB de espaço;
Siri ganhou o comando “Hey, Siri”. Assim como o “Ok, Google” do Google Now, não será mais necessário encostar no iPhone ou iPad para enviar um comando de voz.
Quando chega?

O beta do iOS 8 está disponível para os desenvolvedores a partir de hoje. A versão final chega até setembro, provavelmente junto com um novo iPhone. A compatibilidade com iPad 2 e iPhone 4s, lançados em 2011, foi mantida. O iPhone 4, que estava sofrendo para rodar o iOS 7, como esperado, não receberá a atualização para o iOS 8.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip