tecnologia 5G foram iniciados


 A tecnologia 4G ainda nem se consolidou na maioria dos países, mas mesmo assim os testes e pesquisas para sua sucessora já estão a todo o vapor no Japão.

A operadora NTT Docomo iniciou alguns testes com aparelhos de rede sem fio que entregam conexão com uma velocidade incrível de 10 Gbps. Ainda é um projeto ambicioso, mas as empresas envolvidas na elaboração estão empolgadas para que a tecnologia 5G esteja o mais rápido possível em funcionamento.

A NTT Docomo tem parcerias com fabricantes respeitados como Ericsson, Nokia, Alcatel-Lucent, Samsung, NEC, Fujitsu e as expectativas são que já no próximo ano os testes em áreas abertas se iniciem. A ideia é que os resultados de testes e pesquisas sejam entregues a partir de 2016.

Quando nos deparamos com a tecnologia do mundo há 20 anos nos assustamos ou até mesmo demos verdadeiras gargalhadas, haja vista a diferença tecnológica de duas décadas atrás para a tecnologia que temos agora. É inegável o crescimento tecnológico surpreendente que a cada ano se supera e traz novidades para o mercado. Esse crescimento não vai parar, e a tecnologia 5G faz parte desse futuro tecnológico próximo, talvez não seja necessário esperar mais 20 anos para que tenhamos grandes inovações tecnológicas.

A tecnologia 5G será um passo gigante no desenvolvimento tecnológico mundial e já promete fazer coisas inimagináveis como baixar um filme em um segundo, navegando com uma velocidade 100 vezes maior que as redes 4G que gastaria 40 segundos para executar o download do mesmo filme.

Os testes realizados até agora com a tecnologia 5G mostram que a velocidade da tecnologia deve ser a partir de 1 Gbps (Gigabit por segundo), em contra partida as redes 4G podem alcançar 100 Mbps (Gigabit por segundo).

Parece distante, mas a tecnologia 5G deverá estar em pleno funcionamento a partir de dezembro de 2020. Vale a pena esperar.

Por Paulo Victor Bragança



Foto: Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip