App para Android permite que você 'enxergue' as ondas WiFi ao seu redor





Você já imaginou como seria se pudesse enxergar o sinal Wi-Fi? O artista e pesquisador da Universidade de Newcastle, Luis Hernan não só pensou, como tornou isso possível. Ele desenvolveu o projeto “Digital Ethereal”, revelando a partir de cores como o vermelho, amarelo, azul e verde a força do sinal Wi-Fi que está no ambiente.

Por meio de um app chamado Kirlian, que tem download gratuito na Google Play, você pode, literalmente, enxergar como se comporta a rede wi-fi ao seu redor. O nome do app é uma homenagem ao inventor russo Semyon Kirlian, que acidentalmente descobriu a fotografia que também levou seu nome usando uma técnica de descargas elétricas, possibilitando registrar coisas invisíveis a olho nu – como as ondas.

Em entrevista à BBC, o pesquisador afirmou que ficava intrigado com a dependência humana de algo que não pode ser visto e queria encontrar uma maneira de fazer com que as pessoas enxergassem e interagissem com isso que está ao redor delas.

O app Kirlian, desenvolvido por Hernan exatamente para este projeto, foi concebido com o objetivo de ser capaz de revelar a qualidade das redes sem fio. Dessa forma, o dispositivo monitora a força do sinal do wi-fi e a converte em cores, onde o vermelho representa um sinal mais forte e o azul um mais fraco.





Sinal WiFi "visto" pelo aplicativo Kirlian
As imagens captadas por Hernan foram possíveis a partir de uma técnica de fotografia de longa exposição. Os resultados são mesmo fascinantes e as cores aparecem em círculos e profundidades diferentes. Para ele, esses sinais são frágeis e voláteis e qualquer alteração no ambiente influencia em como eles estão dispostos no ar. Por exemplo, ao entrar em um quarto e fechar a porta, as ondas presentes naquele espaço mudam de posição.

Assista, abaixo, um vídeo que traz mais explicações a respeito do app e do projeto. E faça o download do Kirlian para "enxergar" o WiFi ao seu redor!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip