BlackBerry e Zynga estão na lista das empresas que devem desaparecer até 2015




Nos últimos dois anos, gigantes da tecnologia iniciaram um ciclo de aquisições bilionárias que, ao que tudo indica, está longe de acabar. O Google adquiriu companhias como a Nest Labs, Skybox e Boston Dynamics, enquanto o Facebook comprou o Instagram, WhatsApp e mais recentemente a Oculus VR, desenvolvedora dos óculos de realidade virtual Rift.

Em meio a tantas vendas e fusões, outras empresas parecem lutar para resistir a um fim praticamente certeiro, entre elas a BlackBerry, fabricante de celulares voltados para o mercado corporativo, a DirecTV, que fornece serviços de TV por assinatura, e a Zynga, popular pela criação de jogos em redes sociais. As três entidades aparecem na lista de 10 marcas norte-americanas que devem desaparecer em 2015, elaborada por analistas do site 24/7 Wall Street, e divulgada na última semana.

Para prever quais companhias serão extintas nos próximos anos, os especialistas do 24/7 utilizam um critério baseado em informações de mercado, como queda nas vendas de produtos e perdas recentes. No caso da BlackBerry, esses números são bastante significativos, já que a participação da empresa no ramo de smartphones caiu de 19,5% em 2010 para menos de 1% em 2013. A Zynga segue um caminho semelhante pois não consegue engrenar nenhum novo serviço desde que encerrou sua parceria com o Facebook. Só no primeiro trimestre de 2014, a companhia perdeu quase metade dos usuários – 28 milhões, contra 52 milhões do mesmo período do ano passado.

Além dos prejuízos, outro fator levado em consideração pelo 24/7 Wall Street é o lucro gerado por aquisições, como é o caso da DirecTV, detentora de 93% da Sky Brasil. No final de maio deste ano, a empresa foi comprada pela AT&T (American Telephone and Telegraph), principal companhia de telecomunicações dos Estados Unidos, numa transação de US$ 48,5 bilhões. Como a AT&T não apresenta índices ruins no mercado, o natural é que as duas corporações se unam em uma só empresa.

Nos últimos cinco anos, analistas do 24/7 Wall Street previram que 49 companhias iriam desaparecer completo, e acertaram 24. Da lista das empresas que devem sumir até o fim de 2014, o site acertou, por enquanto, apenas 2. “Considerando que essas marcas foram escolhidas entre um universo de milhares, acreditamos que é um recorde impressionante”, afirma Douglas McIntyre, da equipe de analistas do portal.

Veja abaixo as empresas que devem desaparecer até o final de 2015:

1. Lululemon
2. DirecTV
3. Hillshire Brands
4. Zynga
5. Alaska Air
6. Russell Stover
7. Shutterfly
8. Time Warner Cable
9. BlackBerry
10. Aeropostale
Fim da linha para a BlackBerry?

Os últimos relatórios financeiros da BlackBerry apontam que a empresa teve redução em sua receita de apenas 1% se comparada ao trimestre anterior, fechando em US$ 966 milhões. Durante o período, a venda de smartphones da empresa subiu, passando de 1,3 milhões no semestre anterior para 1,6 milhões de aparelhos – números modestos em relação a outros concorrentes, como a Apple, que vendeu 43,7 milhões de iPhones no mesmo período.

Desde o final de 2013, a companhia mudou seu foco para atrair mais consumidores corporativos, mercado no qual a empresa é mais conhecida. As mudanças mais recentes na corporação incluíram o desligamento da cantora pop Alicia Keys, nomeada como diretora criativa global pelo ex-CEO da empresa, Thorsten Heins, em janeiro do ano passado, e a contratação Ron Louks, ex-executivo da HTC Corp. e da Sony Ericsson, para gerenciar seu negócio de aparelhos.

No entanto, contrariando todas as previsões, a companhia canadense tem negado nos últimos meses os rumores de que irá encerrar definitivamente seu negócio de smartphones. Prova disso são dois novos celulares que devem ser lançados em setembro, o BlackBerry Classic e o BlackBerry Passport. “Temos muitos problemas, mas a BlackBerry ainda não está morta. E tenho muita confiança de que vamos conseguir ressuscitar o paciente”, disse o CEO da empresa, John Chen, no final de maio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip