Samsung adia lançamento de smartphone baseado em seu sistema Tizen.

RIO – A Samsung Electronics disse nesta segunda-feira que adiará as vendas de seu primeiro smartphone rodando Tizen, seu sistema operacional próprio. A decisão é o mais recente revés sofrido pela empresa sul-coreana, em sua intenção de criar uma plataforma móvel para rivalizar com Android (Google) e iOS (Apple).

A empresa ainda não anunciou nova data, mas pretendia lançar seu smartphone Samsung Z na Rússia ao longo do corrente trimestre. A Samsung preferiu dar mais um tempo de modo a expandir a oferta de apps para Tizen, bem como para aumentar e fortalecer o corpo de desenvolvedores para a plataforma.

Segundo o “Washington Post”, a Samsung declarou que o atraso servirá para melhorar o “ecossistema” do Tizen, que engloba desenvolvedores, consumidores e dispositivos usando o sistema operacional.

O atraso é um duro golpe no esforço da Samsung em reduzir sua dependência no sistema operacional Android, do Google, que equipa os smartphones e tablets Samsung Galaxy.

Cerca de um terço dos smartphones no mundo inteiro são fabricados pela Samsung, mas essa supremacia não resultou em popularidade para a loja de aplicativos da empresa, que tem muito menos desenvolvedores fiéis do que Apple e Google.

Os planos anteriores para o Samsung Z foram anunciados em junho, numa conferência para desenvolvedores em San Francisco.. Na ocasião, foram apresentados protótipos do aparelho, que tem tela de alta resolução com 4,8 polegadas, sensor de impressões digitais e um design fino e angular. O protótipo recebeu avaliações positivas por sua velocidade em navegar na rede e baixar apps.

Quanto ao Tizen, trata-se da segunda tentativa da Samsung em construir seu próprio software móvel. Seu desenvolvimento já sofreu anos de atraso e, para piorar a situação, a maior operadora de celular do Japão — a NTT DoCoMo — cancelou seu plano de vender telefones Tizen.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip