Smartphone da Amazon talvez não revolucione o mercado








Por muito tempo a Amazon foi alvo de especulações por estar trabalhando num smartphone com visualização tridimensional que dispensa óculos especiais. E, agora que conseguiu, o mercado não parece ter ficado tão impressionado.

O Fire Phone seria um aparelho mediano se não fosse por dois recursos interessantíssimos: a Perspectiva Dinâmica (que gera o 3D) e o Firefly, que funciona como comparador de preços e elo entre o usuário e a loja da Amazon.

3D sem óculos

O primeiro recurso, conforme análise do The Verge, é impressionante, mas ainda inútil. David Pierce, que escreve a resenha, entendeu que a Amazon criou soluções para problemas que ninguém conhecia.

A Perspectiva Dinâmica usa quatro câmeras na parte frontal do smartphone para identificar a posição do usuário e, com isso, exibir as coisas com profundidade na tela. Algo muito interessante para jogos e que ajuda em leituras, porque faz a barra de rolagem dos sites funcionar de acordo com a inclinação do aparelho.



O recurso também exibe as laterais dos ícones, o que não serve para nada, e torna algumas aplicações mais inteligentes. O exemplo mais explorado pela Amazon foi a visualização de mapas com profundidade, mas Pierce notou que ela não é melhor do que o zoom tradicional.

Identificador de tudo

O Firefly também chamou bastante atenção pela praticidade. Ao caminhar entre as gôndulas de um supermercado, o usuário pode apontar o Fire Phone para uma embalagem de detergente e verificar se o produto está mais barato na Amazon; se estiver, em poucos toques é possível adquiri-lo.

Isso funciona também para descobrir músicas, logos, QR codes e códigos de barras, programas televisivos… mas nem sempre com precisão. Em uma série de testes o Firefly se confundiu e, dada a facilidade de se efetuar compras, isso pode gerar problemas sérios. “É tão simples que eu acidentalmente gastei US$ 36 em papel higiênico”, relata Pierce.


Quanto à Perspectiva Dinâmica, a Amazon terá um problema nas mãos caso os desenvolvedores não se interessem em criar ferramentas que usem o recurso, porque os dela são bem limitados. Já o Firefly precisa ser mais certeiro para não dar dor de cabeça aos consumidores que podem sem querer comprar o que não querem. Como o Fire Phone é um smatphone comum, são esses os dois diferenciais que podem destacá-lo no mercado, então é neles que a companhia precisa mirar seus esforços

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip