LG G Watch R, um smartwatch redondo que lembra os relógios analógicos

LG G Watch R

O Moto 360 ainda nem chegou ao mercado, mas fez uma verdadeira transformação na indústria de relógios inteligentes. Antes, se o design quadrado de pioneiros como o Pebble e o Samsung Gear Watch já não fazia muito sucesso, agora devem cair ainda mais em desuso uma vez que empresas como a LG e a própria Samsung lançarão versões com formatos diferentes do retangular tradicional.
Falando na LG, a companhia finalmente divulgou os primeiros detalhes oficiais de seu novo smartwatch. Batizado de G Watch R, ele é exatamente aquilo que a maioria dos usuários busca ao comprar um aparelho dessa categoria: que tenha as principais ferramentas de um smartphone, mas sem abandonar o visual icônico dos antigos relógios analógicos de pulso. A empresa já havia divulgado um teaser do produto, mas agora revelou uma prévia mais completa antes do anúncio oficial que acontecerá IFA 2014.
O LG G Watch R possui um display P-OLED de 1,3 polegadas (320 x 320 pixels de resolução) que envolve 100% da parte frontal do aparelho, processador Qualcomm Snapdragon 400 de 1,2 GHz, 512 MB de memória RAM, capacidade interna de 4 GB e bateria de 410 mAh. Conta ainda com o sistema operacional Android Wear, que por sua vez é compatível com smartphones equipados com versões 4.3 ou superiores da plataforma móvel do Google, e inicialmente estará disponível apenas na cor preta.
Segundo informações da fabricante, o G Watch R tem resistência a poeira e água, podendo ficar até um metro submerso pelo período de 30 minutos sem comprometer seu funcionamento, além de medidor de batimentos cardíacos e funções de monitoramento voltadas para quem pratica exercícios físicos. O display do acessório se baseia em uma estrutura de aço inoxidável, enquanto sua pulseira é feita de couro de pele de bezerro. Aliás, a LG afirma que as pulseiras são intercambiáveis, ou seja, será possível trocá-las por outros modelos de acordo com o gosto do usuário.
"O que temos notado no ano da tecnologia vestível é que esta é uma categoria [a dos smartwatches] que não pode ser comparada com tablets e smartphones", comentou Jong-seok Park, presidente e CEO da LG Electronics Mobile Communications Company, em comunicado oficial. "Os werables também são acessórios [independentes] e os consumidores querem ter mais de um modelo para escolher. Então, resolvemos complementar o design moderno do G Watch original com o visual clássico do G Watch R".
Não se sabe, porém, de que forma o novo relógio da coreana funcionará de maneira independente a um celular. Até agora, praticamente todos os smartwatches disponíveis no mercado ainda dependem de um smartphone para rodar a maioria de suas funções – uma obrigatoriedade bastante criticada por quase todos os consumidores que adquiriram um relógio inteligente.
A LG afirma que o G Watch R estará à venda em alguns mercados selecionados no começo do último trimestre deste ano. Não foram reveladas datas exatas ou preço, mas a companhia garante que eles serão informados perto do lançamento do produto. Mais detalhes devem ser divulgados na conferência da LG na IFA 2014, feira de tecnologia que começa no dia 5 de setembro, em Berlim, na Alemanha. Fique ligado, pois o Canaltech estará lá para acompanhar de perto todas essas novidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip