Nokia deve voltar ao mercado sem a Microsoft e com smartphones


Nokia com Android

Há algumas semanas a Microsoft anunciou diversas medidas para priorizar o Windows Phone no mercado de dispositivos móveis. A primeira foi a extinção da linha Nokia X, linha de smartphones da empresa finlandesa com Android, ao invés do sistema operacional da gigante de Redmond. Outra medida que acabou por podar as capacidades "criativas" da Nokia foi a extinção da linha de celulares de baixo custo Asha e a demissão de mais de 18 mil funcionários da empresa. Porém, nada disso impediu os executivos da Nokia de cogitarem continuar trabalhando com o sistema operacional da Google.

Os novos rumores surgiram após a Nokia publicar algumas vagas de emprego no Linkedin, rede social criada para aproximar empresas de profissionais que estejam disponíveis no mercado de trabalho. Debtre as várias vagas de engenheiro, designer, especialistas em câmeras, etc... uma delas chamou a atenção. Era uma vaga de engenheiro de fotografia móvel com experiência em desenvolver drivers de câmera para Android. Veja só, por que a Nokia estaria procurando um profissional com essas qualificações, visto que a linha de celulares com Android pertencente a eles foi extinta? No mínimo curioso, não?

Apesar de ainda não ter chegado ao Brasil, o Nokia X ficou entre os 10 smartphones mais vendidos no mundo todo no mês de maio. Isso indica que os usuários gostaram de ver um smartphone Android fabricado pela gigante finlandesa. Assim, os executivos viram potencial no aparelho e estão cogitando ressurgir com ele, especialmente usando uma versão stock do Android, mais conhecido como Android "puro". Além do mais, a Nokia sempre foi muito popular entre os aparelhos de entrada.

No entanto, por mais que eles estejam dispostos a investir dinheiro e tempo nessa ideia, eles só vão poder lançar um smartphone Android novamente no final de 2015. Por quê? Por causa de questões contratuais. A Microsoft agora é dona do negócio de dispositivos e serviços móveis da Nokia, sem falar nos ativos online, como domínios, páginas de redes sociais, etc. Por contrato, a Nokia continua dona da marca por um período de até 10 anos, porém, ela só poderá produzir novos celulares com a marca estampada no final de 2015. Daí o impedimento desse plano poder ser colocado em prática agora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip