OpenSignal: mercado já conta com quase 19 mil dispositivos Android diferentes


A OpenSignal publicou nesta semana um relatório que dá um interessante panorama da adoção do Android no mundo todo. A constatação mais chamativa mostra que, atualmente, há quase 19 mil modelos de aparelhos baseados na plataforma. Este número gigantesco talvez explique outra percepção: a de que o Android está mais fragmentado do que nunca.

Para chegar a estes números, a OpenSignal analisou estatísticas de uma base de 682 mil usuários (se não é suficiente para refletir a realidade, deve chegar próximo). A empresa é relativamente popular: seus aplicativos prometem ajudar o usuário a obter sempre o melhor sinal em redes 3G/4G e Wi-Fi.

Embora os rivais venham apresentando produtos mais interessantes nos últimos meses, a Samsung continua sendo a companhia mais forte no segmento: quase metade dos modelos Android ostentam a sua marca.


Samsung: 43% do mercado

Em parte, este domínio se deve à estratégia de lançar uma variedade monstruosa de aparelhos para atender às mais diversas categorias, especialmente os segmentos de baixo e médio custo.

Smartphones topo de linha também registram forte presença: o Galaxy S3 aparece como o aparelho Android mais utilizado, seguido do Galaxy S4. Mas convém ressaltar que estas posições se baseiam no uso dos aplicativos da OpenSignal e podem não ser exatos.

Outro detalhe que chama atenção é a quantidade de dispositivos novos em relação ao relatório de 2013. Os números atuais mostram 18.769 modelos; no ano passado, esta quantidade foi de 11.868 aparelhos distintos.

O avanço acelerado de companhias chinesas como ZTE, Xiaomi e Huawei ajudam a explicar a enorme diferença de um ano para o outro. Se o ritmo se mantiver, poderemos esperar por discrepâncias maiores no relatório de 2015.

Se por um lado estes dados indicam o quão promissor é o mercado do Android, por outro, evidenciam a sua complexidade. A fragmentação de versões da plataforma é uma consequência da enorme variedade de modelos – para desespero de desenvolvedores e empresas que fornecem serviços móveis.


Fragmentação do Android: cada vez maior

O Android 4.4 (Kit Kat) já possui boa fatia de participação, 20,9%. Mas o Android 4.1 (Jelly Bean) continua sendo a versão mais popular com 26,5%. Como comparação (talvez não muito justa), o iOS 7 já está presente em 91% dos dispositivos móveis da Apple.

O relatório completo com infográficos e correlação com a pesquisa de 2013 está disponível no site da OpenSignal.

Com informações: GigaOM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip