Prestadoras de telefonia móvel podem ficar fora do leilão 4G

As coisas não serão nada boas para as prestadoras móveis que ficarem de fora do leilão da faixa de 700MHz para a quarta geração (4G). Isso porque é bem provável que aquelas operadoras que adquirirem o direito de explorar a faixa também irão pressionar as que ficaram de fora para uma possível aquisição, já que o mercado tende a ser desfavorável a essas empresas. Algumas das empresas estão em situação delicada antes da realização do leilão e nem chegaram a informar se participarão ou não do certame.

Segundo a avaliação da agência Reuters pelo superintendente de competição da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, “a Oi é a operadora no país que enfrenta as maiores dificuldades financeiras. Apesar disso, acredita na participação da companhia no certame, embora seja a única grande operadora no país que ainda não anunciou se participará da competição, que deve ocorrer na primeira semana de setembro”. Outras empresas como a TIM já informaram que irão participar do leilão. O comunicado foi feito pelo presidente da Telecom Itália, detentora da TIM, Marco Patuano.

Já o ministro das Comunicações Paulo Bernardo informou que as regras do leilão serão publicadas após a aprovação do preço proposto pelo Tribunal de Contas da União (TCU), sendo este o único empecilho para a realização do mesmo. O ministro afirmou que “Já faz quase um mês que o TCU trata dessa questão, se depois do prazo de 30 dias ele não se manifestar então isso é considerado como uma aprovação tácita”. Paulo Bernardo não quis adiantar o preço proposto, contudo disse que o valor não foi considerado baixo e sim competitivo.

O TCU não irá questionar o preço pela frequência, principalmente que o valor estipulado é o mínimo e com certeza as empresas darão lances superiores aos valores mínimos. Esse não é o primeiro e nem o último impasse antes do leilão, que deve ocorrer em setembro e algumas das grandes prestadoras atuantes no país podem não ter direito a explorar a frequência de 700 MHz devido ao número insuficiente de lotes disponibilizados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip