Consumidor terá aplicativo gratuito








A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mobilizou sua equipe técnica para submeter aos testes finais a ferramenta de monitoramento da rede de celular voltada para o usuário final. Além da versão para computadores, a ser acessada no portal da agência, também já foi iniciado o desenvolvimento da versão para celulares, com aplicativos gratuitos para iPhone e Android.

A nova interface tecnológica será lançada pela Anatel até meados de outubro. Sua principal função é permitir a consulta da disponibilidade de redes das prestadoras de serviços móveis. As buscas podem ser realizadas por município ou bairro. Os resultados listam a quantidade de antenas de cada operadora em determinado local.





Além de apontar redes com mais chances de terem "pontos cegos" de cobertura, o dispositivo também apresentará um ranking das empresas com base nos indicadores de qualidade daquela região escolhida na busca realizada. O desenvolvimento do sistema custará aproximadamente R$ 100 mil, já incluídos na despesa com o Sistema de Gestão de Riscos e Monitoramento de Redes.

Técnicos da Anatel entendem que este esforço pode ajudar o órgão a recuperar sua credibilidade em relação ao enfrentamento dos problemas relacionados à qualidade dos serviços prestados pelas operadoras. A Anatel é associada à imagem negativa do setor pelo fato deste liderar, em geral, o ranking de reclamações em órgãos de defesa do consumidor.

O superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, Roberto Martins, afirmou ao Valor que a agência quer avançar ainda mais no uso de ferramentas de monitoramento da qualidade. Ele informou que, já para 2015, o aplicativo instalado nos celulares deve contar com uma "versão 2.0". Esta otimização criará a possibilidade do usuário comunicar as falhas ou a deterioração da qualidade do serviço direto à central de monitoramento do órgão, com a possibilidade de envio de fotos e localização por sistemas de satélite.

"Isso tudo reflete a evolução do trabalho da agência ao longo do tempo. Antes, não era dessa forma. Os dados eram apenas coletados junto às empresas, mas agora são mostrados aqui. Você pode ter um retrato do que aconteceu ou do que está acontecendo neste exato momento", disse Martins ao mostrar a versão para teste do aplicativo da Anatel no celular.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip