Saiba o que levar em conta na hora de comprar um tablet

Armazenamento, sistema operacional e tamanho. Conheça as características para escolher um aparelho ideal para você


Escolha um tablet que atenda as suas exigênciasFoto: iStock

O preço atrativo e a diversidade de tablets no mercado têm atraído cada vez mais consumidores. Segundo dados da IDC Brasil, no ano passado foram vendidos 8,4 milhões de unidades, o que representa um crescimento de 157% se comparado ao volume comercializado em 2012.

Diante de todo esse crescimento, o Terra convidou o coordenador de Projeto Informática e Tecnologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), César Adriano de Oliveira, e o professor do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Ezequiel Zorzal, para darem algumas dicas para você não errar na hora de comprar um tablet.

Capacidade de armazenamento
Se você for apenas ler e-mails, documentos e fazer coisas mais simples, um tablet de 4 GB a 8 GB de memória interna já resolve sua vida. Se a ideia é armazenar arquivos de música, vídeos, fotos e aplicativos, o ideal seria de 16 GB a 32 GB. Agora, se você que armazenar muitos arquivos, ver diversos filmes, o melhor é que o aparelho seja de 64 GB até 100 GB de memória interna.

“Não podemos confundir memória interna com memória RAM, pois a interna é como se fosse o disco rígido do tablet”, ressalva César.

Se você ainda quiser aumentar o armazenamento, existem vários modelos que permitem que arquivos sejam salvos em cartões micro SD. Dessa forma, deixam a memória interna mais vazia e o equipamento trabalha mais leve. “Não podemos esquecer que o cartão de memória não pode ser considerado uma área de backup a não ser que o mesmo seja guardado em local seguro”, lembra César.


Tamanho da tela
Aparelhos de até 8 polegadas têm maior portabilidade. Como são leves, é possível segurá-los em uma das mãos.

Já os tablets de 10 polegadas são ideais para ver filmes e vídeos. São confortáveis para leitura de e-books, além de permitir digitação em seu teclado QWERTY de toque, podendo até substituir um netbook. Porém, eles se tornam pouco práticos na hora de transportar.

Sistema operacional
Atualmente existem diversos plataformas disponíveis no mercado. As mais comuns são Android, iOS, BlackBerry e Windows. A escolha deve levar em conta os aplicativos que você pretende usar, pois esses programas estão atrelados ao sistema operacional. “O mais importante é verificar qual atende as necessidades de uso”, explica o professor Ezequiel.

Android - A plataforma adquirida pela Google tem base no Linux e atualmente gerencia a maioria dos aparelhos móveis do mundo, sendo perfeita para utilizar os serviços como Gmail, GoogleMap etc. O desenvolvimento de aplicativos para o Android é muito simples e o custo para divulgação na loja Play Store é zero. Verifique qual versão do Android está instalada no tablet antes de comprá-lo – quanto mais nova, mais fácil é de encontrar bons aplicativos compatíveis.

iOS - Sistema operacional da Apple, é concorrente direto do Android. Só é encontrado nos equipamentos do fabricante, o que limita o mercado mundial. Uma das grandes vantagens desse sistema é sua tela de toque mais refinada e a imagem mais nítida, quando se fala em fotos, vídeos e filmes.

BlackBerry - A característica principal desse sistema operacional é gerenciar aparelhos móveis com um nível de segurança mais elevado. Possui aplicativos como Microsoft PowerPoint e Word e um cliente para gerenciar e-mails, o que transforma o equipamento ideal para uso empresarial.

Windows - Sistema operacional desenvolvido pela gigante de computadores Microsoft, é relativamente novo no mercado de tablets, por isso são poucos os aparelhos que utilizam essa plataforma. De maneira simples e personalizável, os ícones nas telas se movem e mostram informações relevantes, podendo se tornar uma eficiente interface. Porém ainda não há grande variedade de aplicativos na Windows Store comparada com o Google Play e a AppStore.

Processador
O processador é responsável, principalmente, pela rapidez na execução das tarefas. Existem hoje diversas opções no mercado. “Pode-se citar a família de processadores Exynos, da Samsung, que apresenta alto desempenho em aplicações gráficas. A família Apple AX para aparelhos específicos da Apple. A família Tegra, da NVIDIA, que permite a decodificação de jogos e vídeos de alta resolução”, explica Ezequiel. “Além da família Snapdragon, da Qualcomm, que apresenta modelos equipados com até quatro núcleos e está presente em tablets de baixo, médio e alto desempenho”, completa.


Conectividade
A maioria dos tablets vem com conexão wi-fi embutida no aparelho, o que permite conexão gratuita em lugares onde exista sinal de internet aberto, como shoppings, bares, restaurantes e outros de circulação pública. Já conexões 3G ou 4G geralmente não estão presentes em todos os aparelhos e os que têm esse recurso só vão ser úteis com um plano de uma operadora de celular já contratado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip