Apple está coletando informações do usuário no Yosemite


Mac OS X Yosemite

A Apple começou a coletar dados de qualquer termo digitado na barra de endereços do seu navegador web Safari. Segundo vários especialistas, a atualização começou a ser distribuída na última quinta-feira (16). Além disso, a Maçã está coletando a localização de usuários que realizam uma busca, bem como as consultas na função de pesquisa "Spotlight" no OS X Yosemite.
Os usuários do Yosemite analisaram neste fim de semana e concluíram que a Apple captura qualquer pesquisa feita através da barra de endereços do Safari independente de qual provedor de busca o usuário está utilizando. A Maçã também registra todas as pesquisas do Spotlight, seja os resultados que aparecem da web ou do próprio Mac do usuário. Informações sobre a localização do usuário também são enviadas aos servidores da Apple, exigindo que aqueles que não desejam compartilhar essa informação desabilite a função tanto no Safari quanto no Spotlight.
Segundo o Dr. Ben Edelman, professor associado da Harvard Business School, os novos métodos de coleta de dados adotados pela Apple não são realizados com o consentimento claro de seus usuários. Ao International Business Times, ele disse que a forma de avisar os usuários sobre as novas políticas de privacidade e divulgação de dados não está em sintonia com o que a Apple recentemente disse aos seus usuários.
"A ideia de que [o Safari] iria coletar esses dados, não importa qual seja o seu mecanismo de pesquisa padrão, é particularmente irônico diante dos recentes comentários da Apple sobre a privacidade dos usuários", disse Edelman. "Estas ações parecem particularmente incongruentes".
Tim Cook
Contudo, existe discordâncias sobre o fato da Apple revelar de maneira clara suas políticas de privacidade a este respeito. A empresa publicou, de maneira transparente, em seu site, por exemplo, a atualização dos termos de segurança do iOS 8. Também, sobre os dados coletados pela empresa por meio do sistema móvel e através do OS X, a Apple colocou nos termos de maneira clara e compreensível explicando a maneira como colhe e utiliza as informações.
"Quando você usa o Spotlight, suas consultas de pesquisa, sugestões e os dados de uso relacionados serão enviados para a Apple. Resultados da pesquisa encontrados no seu Mac não serão enviados. Se você tiver o Serviço de Localização ligado no seu Mac, quando você faz uma pesquisa no Spotlight a localização do seu Mac será enviada para a Apple", informa uma parte dos termos de serviço.
Representada pelo seu CEO Tim Cook, a Apple veio a público recentemente para mostrar que respeita a privacidade de seus usuários e ativou uma criptografia em seus mais recentes aparelhos iPhone e iPad. A necessidade de uma melhoria na segurança e na proteção dos dados aconteceu devido a série de fotos vazadas de celebridades nuas que tiveram suas contas do iCloud hackeadas.
Cook afirmou que a empresa possui políticas rígidas que regem a maneira com que os dados dos usuários são usados. Também, deixou claro que a Apple pediria com clareza a permissão dos usuários para utilizar os dados deles e afirmou que eles poderiam pedir para parar de compartilhar suas informações de maneira mais fácil.
Para o Dr. Eric Burger, professor de ciências da computação da Universidade de Georgetown, os usuários não irão conseguir entender como as coletas de dados estão sendo feitas e nem como desativar essa função. Para ele, à medida que as empresas de tecnologia reconhecem a importância do valor das informações sobre seus usuários, elas irão cada vez mais procurar melhorar a forma com que adquirem esses dados para aprimorar seus produtos, serviços e propagandas. "Isso não é fora do comum, mas não significa que esteja certo", afirmou Burger.
No entanto, o Dr. Burger pode ter sido pessimista demais ao imaginar que os usuários não conseguirão desativar algumas funções de monitoramente de dados. No Spotlight, é facilmente possível desligar as configurações relacionadas ao envio de dados por meio do botão de configurações. O mesmo pode-se dizer sobre o envio da localização do usuário.
SpotlightSpotlight ampliou sua pesquisa para a Internet com a ajuda do Bing
Especialistas afirmam que a fabricante do iPhone está tentando entrar no mercado de coleta de dados e torná-lo rentável, assim como o Google e outras empresas já fizeram e demonstraram ser possível. Porém, eles alegam que a forma como Cupertino está tentando entrar no segmento não é totalmente honesta e aberta para os seus usuários. "Essa informação é muito importante, já que a Apple está competindo com o Google em muitas frentes", analisou Dr. Kevin Du, cientista e professor da Universidade de Syracuse. "Essa é uma área onde eles podem fazer grandes negócios. Mas essa é a maneira errada de fazer".
Não é comum que os navegadores de web enviem informações de usuários quando eles utilizam diferentes provedores de busca. A única vez que informações de uma pesquisa destinada ao Google ou ao Bing foram enviadas para terceiros aconteceu quando navegadores foram infectados por spywares, afirmou o Dr. Du. Por outro lado, a Apple afirma claramente que tem trabalhado em parceria com a Microsoft para "proteger a privacidade dos usuários". Além disso, a empresa garantiu que apenas os termos de busca mais comuns é que são enviados e nenhuma das empresas armazena quaisquer termos ou endereços IPs.
Para quem concorda com os especialistas e deseja utilizar outro navegador no OS X Yosemite, há opções como o Mozilla Firefox, que afirmou em comunicado que "não envia automaticamente informações de consultas de pesquisa".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip