Lumia 730 e 735: os novos Windows Phones intermediários da Microsoft




Três novos smartphones da Microsoft chegam ao Brasil até o final de outubro. Dois deles, Lumia 730 e Lumia 735, estão na faixa de preço que mais vende no país: eles serão lançados por 699 e 899 reais, respectivamente. Por esses valores, os novos Windows Phones concorrerão diretamente com o Android que carrega o título de melhor custo-benefício entre os intermediários, o Moto G.

Pelo menos nos primeiros minutos de contato, eles parecem bastante competitivos. A principal diferença está na conectividade: o Lumia 730 é dual SIM e se conecta apenas a redes 3G, enquanto o Lumia 735 tem espaço para um único chip, mas possui 4G. Ambos trazem o tão comum processador quad-core Snapdragon 400 de 1,2 GHz, além de 1 GB de RAM e 8 GB de armazenamento, com direito a expansão por microSD.



Só que eles possuem algumas características interessantes. Primeiro, a tela de 4,7 polegadas possui resolução de 1280×720 pixels e painel OLED. Ou seja, temos o belo preto real e cores mais saturadas. Como os botões de início, voltar e pesquisar são exibidos diretamente na tela, o resultado é muito bonito — diferente do Lumia 630, que possui uma tela LCD com um preto não muito profundo.

Segundo, a câmera ganhou uma atenção especial. A traseira possui sensor de 6,7 MP e lente clara, com abertura de f/1,9, o que deve gerar imagens decentes em situações de baixa iluminação. Eu não consegui salvar uma foto de amostra, mas, em um rápido teste, o nível de detalhes foi bastante satisfatório para um intermediário. A frontal tem resolução acima da média (5 MP) para não ficar de fora da moda das selfies — a lente é uma grande angular de 24 mm para que todos caibam na foto.


O design lembra o antecessor Lumia 720, mas também o velho Lumia 800, tanto que perdi uns 20 segundos tentando descobrir onde estavam as portinhas para colocar os chips e o cartão de memória (!) antes de descobrir que a tampa era removível. O detalhe bacana é que, assim como a Microsoft está fazendo com o Lumia 930, o Lumia 730 Dual SIM será vendido também na cor laranja, além do preto e branco.


Embora não sejam tão leves e finos no papel, com 133 gramas e 8,7 mm de espessura, eles ficam bem confortáveis na mão, talvez porque me acostumei com Lumias mais pesados e espessos, especialmente nessa faixa de preço. No entanto, no modelo que testei, a tampa não parecia tão firme ao corpo do aparelho, o que gerou uma má primeira impressão, como se eu estivesse diante de um smartphone de baixo custo da Samsung. Espero que tenha sido só um problema pontual.

Ainda é preciso testar muita coisa para gerar uma recomendação de compra, mas o fato é que, por esse preço, os aparelhos estão bastante competitivos. A notícia de que Lumia 730 será vendido por 699 reais no lançamento, o mesmo preço de quando o Lumia 630 desembarcou no Brasil, mostra que a Microsoft está disposta a apertar um pouco suas margens para popularizar o Windows Phone (e confirma que o Lumia 630, de fato, estava muito caro para o que oferecia).
Notas relevantes
A tampa laranja possui um acabamento brilhante, enquanto a preta é fosca. Vai do gosto de cada um.
Tanto o Lumia 730 quanto o Lumia 735 vêm de fábrica com o Windows Phone 8.1 com a atualização Lumia Denim, que adiciona recursos como o suporte nativo a pastas na tela inicial e VPN, além de melhorias no aplicativo de câmera.
Como nos smartphones mais caros da Microsoft, o vidro da tela é levemente curvo nas laterais. Além de melhorar o manuseio do aparelho, causa um efeito visual bem bonito.
A versão verde não vem para o Brasil, mas você poderá comprar uma capinha nessa cor se for palmeirense.
Microsoft, cadê o botão dedicado para a câmera?

O Lumia 730 Dual SIM começará a ser vendido na próxima semana, no varejo e nas lojas física e online da Nokia, inicialmente nas cores preta e branca — o modelo laranja será comercializado “daqui a duas ou três semanas“, de acordo com a Microsoft. O Lumia 735 chega poucos dias depois, até o final de outubro, por 899 reais. Os dois serão produzidos no Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip