Microsoft dá sobrevida aos celulares da Nokia ao apostar na marca por enquanto

Fabricante de software norte-americana lançou novos aparelhos da linha Lumia, com o sistema Windows Phone





Lumia 830, um dos aparelhos que disputarão o mercado de celulares
Foto: Divulgação/Microsoft

São Paulo - Recuperar uma marca que já foi ícone na esfera dos aparelhos celulares, mas tem decaído. Com a meta de retomar a força da Nokia, a Microsoft adota estratégia agressiva para colocar os smartphones fabricados por ela na briga com os líderes Android e iOS.

A gigante de software quer brigar pelo mercado de smartphones e, para isso, lança três novos modelos. As novidades acontecem em um momento em que a empresa passa por um período de unificação dos sistemas, para avançar em multiplataforma.

Sistema para celulares

Apesar da participação ainda tímida nas vendas do segmento com o sistema para celulares Windows Phone, o quadro deve mudar. A companhia pode aproveitar o crescimento estimado nas vendas de smartphones no Brasil, previsto em cerca de 50%, durante todo o ano de 2014.

Terceiro lugar

De acordo com pesquisa da consultoria IDC Brasil, o mercado nacional é concorrido, afinal, 90% dos celulares rodam no sistema Android, produzido pelo Google. O número global de sistemas operacionais em smartphones divide o mercado entre 70% dos aparelhos com Android, 21% com iOS e apenas 6%, Windows Phone. É esse o número que a Microsoft quer reverter. E uma das estratégias da empresa é agora unificar o sistema, com um só software para as plataformas: PC, tablet e celular.

Com o lançamento do Windows 10, apresentado esta semana nos Estados Unidos, a marca reformula o segmento. Ela traz modelos de interfaces adaptáveis, de acordo com o dispositivo nos quais, antes, rodavam sistemas diferentes. Nos laptops e desktops, os usuários usam o Windows 8. Nos smartphones, o Windows Phone 8. Já nos tablets, a aplicação era o Windows RT.

Durante o processo de padronização, a diretora de comunicação da divisão de dispositivos móveis da Microsoft para América Latina, Jô Elias, confirmou ao DCI que a empresa tem planos de mudanças - o que provavelmente envolve a marca Nokia. Contudo, já em 2015 o mercado deverá ver as novidades, mas Jô diz não poder divulgar detalhes em um momento de transição.

Compra da Nokia

Comprada no ano passado pela Microsoft, a finlandesa Nokia, nos anos 2000, foi a número um em produção dos antigos celulares alfanuméricos. A estratégia de manter-se neste mercado, entretanto, se mostrou errada com o lançamento do iPhone, em 2007.

A entrada foi tardia no segmento dos celulares inteligentes e possível graças ao apoio integral da Microsoft. Apesar do risco ao assumir uma marca em declínio, os olhos da Microsoft sempre estiveram focados na Nokia. A empresa licencia seu sistema para fabricantes como a sul-coreana Samsung e a taiwanesa HTC.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip