Ranking dos cinco carros que estão velhinhos mas vendem uma barbaridade
















Todo ano a aposta é de que serão aposentados. Que vão deixar de ser produzidos, afinal, estão no mercado há anos e o visual está ‘prá lá’ de enrugado. No entanto, à medida que as folhinhas do calendário vão passando, eles continuam firmes. Pior: continuam vendendo muito bem, dando aula para muito ‘novato’ do mercado.

Para celebrar alguns imortais da indústria automobilística brasileira, o WebMotors fez um ranking dos cinco modelos que poderiam ter ‘pendurado as chuteiras’ este ano, mas estão confirmados – pelo menos – para o início de 2015.

1º FIAT PALIO FIRE
Com plataforma antiga e design extremamente antiquado – ninguém mais tece elogios às suas curvas -, o Fiat Palio Fire é um Highlander entre os carros brasileiros. No entanto, o queridinho dos frotistas pode ser, mesmo caquético em termos mecânicos e principalmente de tecnologia, responsável por derrubar o Volkswagen Gol da liderança de vendas após 27 anos. O Palio Fire é responsável, de acordo com a Fiat, por cerca de 50% das vendas do modelo (160.784 de janeiro a novembro, de acordo com a Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Por isso, 2015 promete ter muito mais Palio Fire nas ruas...



2º CHEVROLET CLASSIC
Quando lançado, recebeu o nome de Corsa Sedan. Era a versão com ‘bumbum’ do popular Corsa, que também tinha a versão Wagon (perua), e que entregava conforto e desempenho acima da média. Com o tempo foi perdendo requinte e se encaixando na categoria dos carros populares. Também mudou de identidade, passando a ser chamado de Classic. Hoje, de acordo com dados da Fenabrave, foi responsável por 43.892 emplacamentos. O que o coloca como 21º carro mais vendido do País de janeiro a novembro.



3º CHEVROLET CELTA
Outro que parece estar dando os últimos suspiros de vida, mas segue firme e forte – mais firme do que forte – é o Chevrolet Celta. Vivendo de atualizações há anos, é mais um que entra em 2015 respirando sem a ajuda de aparelhos, principalmente pelo grande sucesso do irmão Onix (terceiro carro mais vendido do País, atrás apenas de Fiat Palio e Volkswagen Gol), que postergou a necessidade de uma aposentadoria antecipada. Porém, é fato que a Chevrolet trabalha no seu substituto. E a apresentação do compacto Opel Viva na Europa é um sinal que o fim para o Celta pode estar próximo. Nos 11 meses de 2014, Celta registrou 37.857 emplacamentos.



4º RENAULT CLIO
Sua história é um pouco parecida com a do Classic. Quando chegou ao Brasil, ainda no final do século XX, era um veículo com requinte, desempenho e tecnologia acima da média. Era um pouco mais do que o Sandero é atualmente. No entanto, com o passar dos anos, foi sendo depreciado e relegado ao posto de carro de entrada da marca francesa no Brasil. Produzido na Argentina, não vende mais de 1.700 unidades por mês. Mas para as pretensões da Renault de conquistar mercado, suas 18.061 unidades vendidas no ano (Fenabrave) são mais que satisfatórias – lembrando que Sandero, Duster e Logan são os responsáveis por puxar as vendas da Renault.



5º VOLKSWAGEN POLO
Se tem um carro que caminha no mercado brasileiro sem ser notado é o Volkswagen Polo. Para se ter uma ideia, em novembro 231 unidades apenas foram emplacadas do hatch. No acumulado do ano, o modelo tem apenas 3.098 unidades – mais de 6.000 unidades atrás do Chevrolet Agile, que já está aposentado. O triste é que no mercado europeu, o Polo é um carro cultuado, assim como o Golf. Mas a Volks insiste em não pensar em uma saída honrosa para este modelo que ainda entrega uma dirigibilidade muito prazerosa.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip