Postagens

Mostrando postagens de Junho 11, 2014

Empresa apresenta aparelho que mantém chip separado do celular

Imagem
Principal operadora de telefonia móvel do Japão, a NTT Docomo apresentou um dispositivo que separa o chip SIM do smartphone para que ele seja usado facilmente em outros aparelhos. Chamado Portable SIM, o dispositivo tem o tamanho aproximado de um cartão (mas mais grosso) e é composto basicamente de chip, bateria, conexões Bluetooth e NFC. A ideia da empresa é diminuí-lo para que ele caiba em uma pulseira, facilitando seu uso - afinal, não faz muito sentido carregar um celular e algo quase do mesmo tamanho só por causa do chip. Ao usar o Portable SIM, ele passa a ser responsável por fornecer as funções telefônicas. Como funciona com Bluetooth, basta tirá-lo de perto e o smartphone perde essa característica, permitindo que o usuário aproveite sua linha com outro aparelho. A pessoa poderia, por exemplo, usar o Portable SIM para se conectar a um computador apenas aproximando o dispositivo à máquina, ao invés de digitar login e senha. E fica mais fácil usar um tablet compartilh…

Google fará eventos para desenvolvedores no Brasil

Imagem
O Google vai disponibilizar atividades no Brasil sintonizadas com a sua conferência anual voltada aos desenvolvedores, a Google I/O, que neste ano acontece entre 25 e 26 de junho, em San Francisco, nos EUA.

São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e outras cidades vão sediar nos dias dias uma Google I/O Extended, nome dado às versões ampliadas da conferência. Além de assistir às palestras do evento principal, transmitidas ao vivo pelo YouTube, será possível participar de atividades focadas no ecossistema local de desenvolvedores das cidades.

Em São Paulo, a experiência será semelhante à versão americana com palestras sobre Android Wear, Glass, plataforma Google Cloud e outros temas relacionados aos produtos e ferramentas do Google. Também será uma oportunidade para conhecer o escritório da gigante das buscas em São Paulo e fazer relacionamento com outros desenvolvedores.

Para participar da edição paulistana, é preciso se inscrever entre os dias 9 e 18 de junho por meio deste evento aber…

Caneta promete identificar cores e escrever em qualquer tonalidade

Imagem
Algumas coisas nessa vida seriam mais fáceis se fosse possível identificar exatamente qualquer cor que você encontra no seu cotidiano, como, por exemplo, comprar tinta para corrigir uma falha na pintura da porta. Este é um dos problemas que a Scribble, um novo tipo de caneta, tenta solucionar, se tiver uma campanha bem-sucedida no Kickstarter.

A caneta permite apontar para uma flor, ou uma peça de roupa para identificar sua cor. Em seguida, você poderá começar a desenhar ou escrever exatamente naquela tonalidade.

Há dois modelos da caneta: uma delas usa um cartucho de tinta que permite desenhar diretamente no papel, após criar a mistura que represente a cor selecionada; a outra é uma stylus, que permitirá rabiscar na tela do seu smartphone ou tablet após a instalação de um aplicativo específico.

A Scribble usa um sensor de cores de 16 bits e é capaz de armazenas 100 mil cores. A caneta tem 16 centímetros de altura e, em ambas as versões, usa utiliza Bluetooth e cabo Micro-USB para se com…

Empresa apresenta aparelho que mantém chip separado do celular

Imagem
Principal operadora de telefonia móvel do Japão, a NTT Docomo apresentou um dispositivo que separa o chip SIM do smartphone para que ele seja usado facilmente em outros aparelhos.

Chamado Portable SIM, o dispositivo tem o tamanho aproximado de um cartão (mas mais grosso) e é composto basicamente de chip, bateria, conexões Bluetooth e NFC. A ideia da empresa é diminuí-lo para que ele caiba em uma pulseira, facilitando seu uso - afinal, não faz muito sentido carregar um celular e algo quase do mesmo tamanho só por causa do chip.

Ao usar o Portable SIM, ele passa a ser responsável por fornecer as funções telefônicas. Como funciona com Bluetooth, basta tirá-lo de perto e o smartphone perde essa característica, permitindo que o usuário aproveite sua linha com outro aparelho.

A pessoa poderia, por exemplo, usar o Portable SIM para se conectar a um computador apenas aproximando o dispositivo à máquina, ao invés de digitar login e senha. E fica mais fácil usar um tablet compartilhado no traba…

Próximo top de linha da Nokia deve usar tecnologia do Kinect

Imagem
A Microsoft, dona da Nokia, já trabalha nos próximos Lumias. Isso é uma certeza, mas o próximo top de linha da empresa pode surpreender trazendo um sensor de movimentos ao estilo Kinect, permitindo o “toque 3D”, que é a interação com o dispositivo sem a necessidade de encostar na tela.

Ainda em fase de desenvolvimento, o aparelho tem o codinome McLaren e teria previsão de lançamento para novembro nos EUA, aproveitando a época das festas de fim de ano.

Os detalhes sobre a tecnologia não estão claros, mas é presumível que a Microsoft esteja implantando tecnologia do Kinect. Inclusive, algumas APIs para gestos, interações laterais e mapas de calor já estão no kit de desenvolvimento, mas estas ferramentas não estão visíveis.

Uma das possibilidades indicadas pelo Windows Phone Central é algo chamado “Mix View”. Para ilustrar o pensamento, imagine a tela de início do Windows Phone. Ao seu dedo passar por um bloco, ele começa a vibrar, para mostrar que ele está em foco; ao pressionar o ar, sem …

Os pontos negativos do iOS 8, o novo sistema operacional da Apple

Imagem
Usuários e especialistas sentiram falta de recursos de mapa, central de notificações e uma nova interface

Apple anuncia o iOS 8, o novo sistema operacional de iPhones e iPads 

Muitas das funções do novo sistema operacional da Apple chegam para não deixar a empresa atrás no campo da inovação e tecnologia, diminuir a dependência de programas de terceiros e correm para oferecer o que o Android, do Google, já possui. Durante a Conferência WWDC, realizada na semana passada, a Apple detalhou o que virá por aí: teclado inteligente, sensor biométrico Touch, Siri "mais inteligente", possibilidade de testar aplicativos na Apple Store antes de adquirí-los, filtros na câmera e, finalmente, osw widgets.

Entre as "novidades" mais comentadas estão o iCloud Drive - que funcionará de forma semelhante ao Google Drive - o app Health, que promete armazenar e organizar informações sobre a condição de saúde do usuário, o AirDrop, que permite a troca de arquivos entre Macs e iPhone e i…

Tizen vs Android: será que a Samsung vai deixar a Google para trás?

Imagem
Tizen

Recentemente, a Samsung apresentou seu primeiro smartphone rodando o Tizen, seu próprio sistema operacional. O software não chega a ser uma novidade, já que a companhia coreana vem trabalhando nele há muito tempo, e os usuários de produtos da marca já esperavam que a plataforma fosse lançada.

Mas será que, com a chegada de seu próprio sistema, a Samsung vai abandonar o Android? Grande parte de seu sucesso no mercado de dispositivos móveis está relacionado à presença do Android em seus aparelhos. O sistema operacional da Google é o mais utilizado no mundo, e isso facilita na hora de atrair novos consumidores.

Por outro lado, se a Samsung resolver produzir hardware e software em conjunto, é provável que a harmonia de seus smartphones seja completa, assim como podemos ver nos aparelhos da Apple. Essa pode ser uma boa alternativa para que a companhia aumente ainda mais a sua participação no mercado.

Por enquanto, o Tizen está apenas começando a aparecer nos produtos da fabricante, e …

O truque escondido do iOS 8 para evitar que as empresas espionem você

Você pode não saber, mas quando anda pela cidade com um smartphone no bolso e Wi-Fi ativado, o aparelho constantemente procura por redes sem fio disponíveis e permite que as agências governamentais e empresas de anúncios monitorem sua localização. No iOS 8, a Apple fez uma mudança simples, não anunciada durante a WWDC, para tornar essa coleta de dados bem mais difícil.


Hoje, funciona assim: quando seu aparelho procura por redes Wi-Fi disponíveis, ele emite automaticamente um endereço MAC (Media Access Control), código único que identifica cada dispositivo. Com esse endereço, uma empresa pode rastrear sua localização para exibir propagandas de acordo com sua movimentação dentro de um shopping, por exemplo. No ano passado, uma empresa espalhou latas de lixo (!) por Londres que detectavam, além da localização, a velocidade do pedestre e o modelo do celular.


iOS 8 randomises the MAC address while scanning for WiFi networks. Hoping that this becomes an industry standard. pic


O iOS 8 resolv…

Samsung tenta depender menos do Android

A Samsung planeja lançar o primeiro smartphone com seu sistema operacional Tizen no terceiro trimestre, marcando a mais recente tentativa da companhia de montar um ecossistema próprio de aplicativos e reduzir a dependência do Android, do Google.

A companhia informou que o Samsung Z, que tem tela de 4,8 polegadas de alta definição e recursos como leitura de digitais, será apresentado na Tizen Developer Conferece, em San Francisco, na terça-feira. O aparelho estará disponível na Rússia entre julho e setembro e em outros mercados na sequência, informou a empresa.

A Samsung não deu previsões de vendas ou por quanto o telefone será vendido, embora um executivo tenha dito à Reuters em abril que a companhia está trabalhando em ao menos dois modelos usando o Tizen e que serão lançados "em alguns países onde podemos ter um bom desempenho."

O Samsung Z será o esforço mais recente da gigante de eletrônicos de angariar força para o Tizen, com os relógios inteligentes Gear 2 também usand…

Lance da Sprint pela T-Mobile reforça onda global de fusões

Imagem
Dan Hesse, da Sprint: incertezas sobre comando da empresa combinada

A forte onda de fusões de empresas de telecomunicações que está em curso na Europa continua a crescer também nos Estados Unidos. Ontem, agências de notícias internacionais informaram que a Sprint Corp, da companhia japonesa SoftBank, teria fechado um acordo para aquisição da T-Mobile US por cerca de US$ 40 por ação. Se confirmado, o negócio unirá a terceira e a quarta maior operadora de telefonia do mercado americano. A transação poderia envolver de US$ 30 bilhões a US$ 50 bilhões.

A notícia não é boa para a AT&T e Verizon, que passarão a enfrentar um concorrente muito mais forte. As informações são de que a Sprint vai oferecer 50% do pagamento em ações e 50% em dinheiro. A Deutsche Telekom, da Alemanha, que detém 67% da T-Mobile, ficaria com uma participação de 15% a 20% na nova empresa combinada.

Por mais que os chefes da Sprint e da T-Mobile tentem demonstrar que o negócio traria vantagens para os consumidores…