Samsung lança o Z1, seu primeiro smartphone com o Tizen OS





Depois de muitos rumores, possíveis desistências e até mesmo uma grande mudança nos planos, a Samsung finalmente lançou o Z1, seu mais novo smartphone com o sistema operacional Tizen. Com foco nos mercados emergentes, o celular está sendo comercializado desde a manhã desta quarta-feira (14) exclusivamente em território indiano, onde está sendo vendido por ₹ 5.700, um valor equivalente a cerca de R$ 250.

Em três opções de cores – branca, preta e vinho –, o Samsung Z1 traz tela de quatro polegadas e apenas uma câmera de 3,1 megapixels. Os 4 GB de memória interna podem ser expandidos para até 64 GB por meio de cartão microSD e o celular ainda oferece a possibilidade de utilização de dois chips ao mesmo tempo. O processador é um dual-core de 1,2 GHz, acompanhado de 768 MB de memória RAM.

Mas a grande novidade do modelo está mesmo em sua interface, bastante simplificada e voltada para a utilização por clientes que não têm tanta intimidade assim com a tecnologia. Nas informações oficiais, porém, nenhuma novidade sobre a possível compatibilidade com aplicativos do Android, um rumor que foi publicado ainda nesta semana.

A emulação, como vinha sendo chamada por alguns especialistas, ainda não pode ser verificada. Mesmo assim, a Samsung confirmou que o aparelho já vem com uma série de funcionalidades, como apps de canais de televisão indianos, serviços de streaming de conteúdo e utilitários como antivírus, sistemas de armazenamento de dados na nuvem e funções de alerta de emergência capazes de comunicar a polícia automaticamente sobre a localização do usuário.



Também levando em conta a necessidade de autonomia dos usuários iniciantes, a Samsung incluiu no Z1 o mesmo sistema de economia de bateria disponível em diversos de seus modelos Android mais recentes. A promessa é de dois dias de funcionamento em stand by ou oito horas de conversação, períodos que podem ser sensivelmente ampliados caso o usuário faça uso dos sistemas de gestão de energia.

Por enquanto, nada de confirmação do aparelho para outros territórios. Como o foco da Samsung com seus smartphones com Tizen é justamente os mercados emergentes, pode até ser que a gente veja alguns modelos do tipo chegando ao Brasil. Por enquanto, porém, esse não é o caso do Z1, que foi confirmado apenas para a Índia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip