Aplicativo do Baidu é impedido de ser distribuído no Brasil





ATUALIZAÇÃO: Uma liminar proferida na noite desta quinta-feira, 25, autoriza o aplicativo Du Speed Booster a voltar ao Google Play e ser distribuído livremente na loja de apps. A nota original desatualizada segue abaixo para referência:

Um dos principais aplicativos da empresa chinesa Baidu está inacessível para os brasileiros no Google Play. O app DU Speed Booster, um dos mais populares da companhia, que promete limpar o Android de vírus e agilizar o desempenho do smartphone, teve sua distribuição inviabilizada.

Aparentemente, o veto tem a ver com uma questão jurídica envolvendo uma das principais concorrentes, a PSafe. Segundo comunicado divulgado pela rival, o antivírus do Baidu para Android apontava o app PSafe Total, outro antivírus para smartphones, como um malware de alto risco para o celular.

Por essa questão, as duas entraram em um embate jurídico. O Baidu diz ter sido notificado judicialmente por ação movida pela PSafe, que questiona o funcionamento de seu antivírus, mas diz que não há nenhuma decisão contra si.

Contudo, o comunicado da PSafe diz que a justiça determina que a empresa remova o app do Google Play até a correção do código que indica que o PSafe Total é um vírus, exiba uma mensagem de retratação sobre a acusação de que app é malicioso. Além disso, a PSafe diz que o Baidu teria de pagar multa de R$ 100 mil por dia caso não cumprisse a decisão.

Por sua vez, o Baidu diz que não tem informações sobre o motivo da interrupção da distribuição do app no Brasil, já que não foi notificado. Pode ter sido uma intervenção do Google, ao ter contato com a questão jurídica, ou ao ser avisado pela PSafe.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As cidades brasileiras com maior número de dispositivos infectados por hackers

Como recuperar fotos apagadas do Instagram

GoPro revela a Hero 6 Black, sua nova câmera top de linha