Vivo e telecomunicações lideram queixas no Procon

Vivo e telecomunicações lideram queixas no Procon

 Com um aumento de quase 200% no número de reclamações, que chegaram a 4.482, a Telefônica/Vivo liderou o ranking do Procon São Paulo em 2014. A operadora também reduziu o índice de reclamações atendidas de 67% para 62,5%. Em 2013, a companhia estava no 3º lugar, atrás das empresas do grupo mexicano América Móvil (Claro e Net / Embratel) e do Itaú Unibanco. Os dois grupos também apresentaram incremento nas reclamações, mas em ritmo menor, caindo para 2º e 4º colocados, respectivamente. A Lenovo /CCE pulou do 14º para o 3º lugar no ranking, com salto no número de reclamações de 620 para 2.465. Foi a primeira vez, desde 2011, que uma empresa de produtos entrou na lista das dez primeiras colocadas. Normalmente, empresas de serviços são as mais citadas. No geral, o Procon registrou um aumento de 19,2% no número de reclamações em 2014, chegando a 942.511 mil. Os serviços de telecomunicações ficaram em primeiro lugar, com 19% das queixas, seguido pelos das instituições financeiras, com 15%. Em relação aos problemas apontados pelos consumidores, cobrança (30%) e vício ou má qualidade de produto (18%) respondem juntos por quase 50% das reclamações no Cadastro. O setor financeiro continua a apresentar o pior índice de atendimento das reclamações fundamentadas. A Caixa Econômica Federal lidera com 61% dos problemas não resolvidos. No ranking geral elaborado pelo Procon, a média do índice de solução ficou em 89%.




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