Sony Xperia Z4 é lançado oficialmente

Modelo chega com poucas novidades em relação ao antecessor, o Xperia Z3

A Sony tem mais um smartphone topo de linha: o Xperia Z4. O modelo foi revelado no Japão nesta segunda-feira (20), assim, sem muito alarde. Com o anúncio, a companhia dá sequência à inusitada estratégia de renovar a sua linha de flagships a cada semestre (e não uma vez por ano) – o Xperia Z3 foi apresentado em setembro de 2014; quase sete meses antes, o Xperia Z2 era anunciado.



Mas o Xperia Z4 (não confundir com o tablet Z4) não chega com grandes inovações. O modelo está mais para uma versão repaginada do Z3. O design externo, por exemplo, varia pouco. O tamanho da tela não foi alterado, assim como a resolução: 5,2 polegadas com 1920×1080 pixels.

A câmera traseira também é praticamente a mesma: o sensor tem 1/2,3 polegada e trabalha com 20,7 megapixels, mas agora conta com um modo de foco baseado em detecção de rostos. A câmera frontal, por sua vez, ganhou um upgrade: sai um módulo de 2,2 megapixels para entrar um com 5,1 megapixels e lente grande angular.



Talvez a principal novidade fique para o processador. O Xperia Z3 vem com um SoC Snapdragon 801. Já o Xperia Z4 é equipado com o novo Snapdragon 810, um chip de 2 GHz, 64 bits e oito núcleos. A memória RAM continua tendo 3 GB de capacidade e o espaço interno para armazenamento de dados é de 32 GB (dá para expandir com microSD de até 128 GB).

No mais, o Xperia Z4 ficou ligeiramente mais fino (tem 6,9 mm de espessura contra 7,3 mm do modelo anterior), vem com bateria de 2.930 mAh (o Z3 tem 3.100 mAh) e conta com resistência à água e poeira. O sistema operacional é o Android 5.0 Lollipop, embora a interface não tenha mudado muito em relação aos modelos da família Xperia que já estão no mercado.



O Xperia Z4 será lançado no Japão durante o próximo trimestre, com preço ainda a ser definido. Não há previsão para a disponibilização em outros mercados, mas alguns rumores já apontam que a versão global será diferente em alguns itens.

Também não há informação sobre o lançamento de um sucessor para o Xperia Z3 Compact. Pode ser que esse modelo nem apareça: a divisão mobile da Sony está em crise há tempos e uma das medidas anunciadas pela empresa para lidar com o problema é o lançamento de menos smartphones em 2015. Veremos se é o caso aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip