Android M pode permitir que smartphones carreguem outros aparelhos pelo USB

A Google anunciou o novo Android M para o público, e para o sucessor do Lollipop a empresa resolveu caprichar e adicionou uma infinidade de novos recursos que definitivamente serão úteis na utilização diária pelos usuários. Um desses grandes recursos é que, no futuro, os da plataforma poderão carregar outros dispositivos por cabos USB.

Isto é possível graças à nova tecnologia USB chamada USB Type-C, que muitas empresas acreditam ser o "futuro" das conectividades por cabos e já é encontrado em diversos dispositivos como o novo MacBook, da Apple, e na última geração do Google Pixel Chromebox. Este novo tipo de cabo é ligeiramente menor que os tradicionais microUSB e, como sendo uma variação mais avançada, traz portas menores em ambas as extremidades.

Apesar de menor, o cabo reversível (que pode ser conectado de ambos os lados em uma porta USB compatível) poderá recarregar outros dispositivos – no futuro, é claro (este que pode ser muito distante ou muito próximo). O usuário só precisaria conectar o cabo no smartphone e no outro dispositivo, por exemplo, e então o segundo aparelho seria recarregado. O cabo também poderá ser utilizado para transferência de dados, mas poucos detalhes foram divulgados durante a conferência.

Além de carregar outros aparelhos, a tecnologia permitirá também recarregar o próprio smartphone, com as opções sendo exibidas para o usuário no ato da conexão: carregar, recarregar ou transferir dados.

O Android M deverá ser lançado em breve para os desenvolvedores, mas os primeiros dispositivos deverão receber a atualização, ao menos de fábrica, pouco antes do fim do ano. O seu nome também não foi divulgado por completo, mas muitos acreditam que "Milkshake" tenha sido a escolha da empresa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip