Samsung e Apple se unem para lançar novo padrão de chip de celular

A Samsung e a  Apple estão negociaando para unir-se às demais empresas do ramo de telecomunicações para lançar chips SIM eletrônicos, em um movimento que poderia mudar fundamentalmente a maneira como consumidores assinam serviços de telefonia.

A GSMA, consórcio que representa um grande número de operadoras internacionalmente, está próxima de anunciar um acordo para produzir um chip SIM para aparelhos de consumidores que incluiria as fabricantes de smartphones.

O cartão SIM convencional atrela o usuário a uma operadora, mas um SIM incorporado permitiria que um smartphone, um tablet ou um vestível pudesse se conectar à rede sem que seu dono precise de um contrato com uma só empresa.



O Apple SIM, introduzido no iPad Air 2


As teles que apoiam os planos incluem AT&T, Deutsche Telekom, Etisalat, Hutchison Whampoa, Orange, Telefónica e Vodafone.

Anne Bouverot, executiva-chefe da GSMA, disse que todos os participantes estavam chegando próximo a um acordo pela "arquitetura comum".

Apesar disso, como as negociações podem ser alteradas, levaria ao menos um ano para o SIM virtual chegar ao mercado.

A GSMA disse: "Com a maior parte das operadoras a bordo, o plano é finalizar a arquitetura técnica que será usada no desenvolvimento de uma solução de SIM remoto para dispositivos de consumidores, com entrega antecipada para 2016."

'APPLE SIM'

No ano passado, a Apple apresentou seu próprio SIM para os últimos iPads. Apesar disso, foi apoiada apenas por um punhado de operadoras como T-Mobile e AT&T nos EUA e só a EE no Reino Unido.

O chip eletrônico não deve substituir o SIM da Apple, que é um pedaço de plástico que é inserido no dispositivo e que poderia ser incluído na próxima geração de iPhones.

A GSMA afirmou que "continua a trabalhar com a Apple para apoiar a iniciativa da empresa. Apesar de estarmos otimistas, um acordo formal ainda está em desenvolvimento."

A Apple recusou-se a comentar.

A GSMA já chegou a lançar um padrão de SIM embarcado para gerenciar conexões no mercado de máquina a máquina, no qual os SIMs não são facilmente trocados. Exemplos de aparelhos do segmento são medidores, semáforos inteligentes ou sistemas de auxílio a pessoas idosas ou com deficiência.

"Temos acordo com todos em um ponto, com a Apple e a Samsung parte dessa especificação", disse Bouverot. "Viemos trabalhando com eles e a fim de criar uma solução industrial para máquinas, e acordaremos sobre uma para eletrônicos para o consumidor."

MUNDO CONECTADO

Bouverot, que deixará seu cargo de chefia neste ano, disse que um SIM para todo o segmento era um de seus objetivos na gestão.

Ela adicionou que 3,7 bilhões de pessoas têm um celular –cerca de metade da população do mundo–, mas que conectar os demais ainda é um enorme desafio para o setor.

Bouverot disse que um serviço que permite que o telefone sirva de um único ponto de identidade para múltiplos serviços de internet, e adicionou que mais trabalho seria necessário para desenvolver as redes móveis de quinta geração, as chamadas 5G.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip