O sensor de proximidade é ubíquo aos smartphones hoje em dia, mas tem poucas funções além de reconhecer quando seu rosto está tocando o telefone. O Proximity Lock é um aplicativo que usa esse sensor para bloquear o smartphone.

Como fazer backup e exportar suas playlists

Como acelerar a conexão 3G do seu Android

O app Proximity Lock é super simples e fácil de usar. Após instalá-lo, só é necessário habilitar, dar permissão de administrador do dispositivo e calibrar o aplicativo e já é possível bloquear o smartphone apenas tocando - ou aproximando o dedo - no sensor de proximidade. O app também permite definir um tempo mínimo de contato para que o telefone seja bloqueado, evitando, assim, bloqueios acidentais.

A interface não é das melhores. / © ANDROIDPIT

Alguns smartphones Android permitem bloquear a tela de outras formas, por exemplo, o meu LG G3 bloqueia a tela se eu der dois toques rápidos na barra de notificações; mas em outros, é preciso apertar o botão power. O Proximity Lock soluciona algo que não é necessariamente um problema, entretanto, é uma forma prática de bloquear.

O Proximity Lock é muito útil para quem teve problemas com o botão power ou usa cases que cobrem a tela. Uma recomendação é modificar o timeout para cerca de 600ms, isso evita bloqueis acidentais quando deslizando a barra de notificações. A distância necessária para o sensor reconhecer contato varia de acordo com o smartphone, alguns reconhecem apenas quando se toca no sensor, outros a distâncias de até 1,5cm.

Muita atenção na hora de calibrar o aplicativo. / © ANDROIDPIT

Importante: muita atenção na hora de calibrar o aplicativo! Tenha certeza que o seu dedo está no sensor de proximidade. Caso a calibragem seja mal feita, o app bloqueará a tela sempre que o sensor estiver livre, ou seja, fica muito difícil até mesmo desinstalar o app. Nesse cenário, é preciso entrar em Modo de Segurança e desinstalar o Proximity Lock.

O Proximity Lock passa por cima do Smart Lock, então para quem usa a função, não recomendo a instalação do aplicativo.

O app é gratuito, sem anúncios, ocupa cerca de 5MB, requer Android 4.1 ou superior e pode ser baixado da Play Store. Infelizmente, o Proximity Lock só está disponível em inglês.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip