AT&T demonstra interesse em oferecer serviço de telefonia celular no Brasil


Atenção, Brasil: é possível que tenhamos uma nova operadora de celular no futuro. A Anatel fará um leilão nos próximos dias para lotes de frequências de telefonia móvel. São várias faixas de 2,5 GHz em todo o país, além de sobras de 1,8 GHz e 1,9 GHz em regiões específicas, incluindo a região metropolitana de São Paulo. A surpresa é que a Sky, operadora recentemente adquirida pela AT&T, demonstrou interesse no leilão.

Não há credenciamento prévio para os lotes de 2,5 GHz, que somam mais de 15 mil lotes municipais com valores iniciando em R$ 10 mil. É uma oportunidade para pequenas operadoras de internet que se localizam em pequenas cidades e queiram oferecer serviços com a tecnologia 4G.

Já para os lotes de 1,8 GHz e 1,9 GHz, a agência exigiu um credenciamento prévio, no qual nove empresas manifestaram interesse: Claro, Clivo Participações, Lig Telecomunicações, Nextel, Sercomtel, Sky (AT&T), Telefônica (Vivo), TIM e TPA Telecomunicações.



A Oi não se interessou, o que ressalta a crise financeira que a empresa enfrenta por conta de dívidas milionárias. A companhia só arrematou as frequências da licitação inicial de 2,5 GHz e nem sequer participou do leilão para a faixa de 700 MHz do 4G, a preferida de todas as operadoras e que só será liberada após o desligamento da TV analógica.

Mas a presença da Sky, que oferece serviços de conexão 4G no Brasil, mas apenas para banda larga fixa, é uma surpresa. Oficialmente, o CEO da AT&T afirmou em conferência para investidores que não haveria muitas mudanças na operação da Sky e DirecTV, de modo que se estudaria até mesmo vender as operações para outro grupo. Será que teremos uma nova grande concorrente para o mercado móvel nacional?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip