Postagens

Mostrando postagens de Maio 30, 2015

Google e Qualcomm estão trabalhando em smartphone do Projeto Tango

Imagem
O Google confirmou que está trabalhando com a Qualcomm para construir seus próximos aparelhos do Projeto Tango, que trarão ao mundo smartphones com câmeras de sensoriamento. Assim como já acontece, a empresa disponibilizará o novo smartphone apenas para desenvolvedores e fabricantes interessadas em referências para o uso desta tecnologia, ou seja, ele pode nunca chegar a ser vendido diretamente para os consumidores finais – no caso, nós.

Ainda que seja um produto criado para desenvolvedores, a parceria com uma das maiores fabricantes do mundo de chips para dispositivos móveis é uma ótima maneira de trazer o novo smartphone do Projeto Tango para o público final.

Já existe, embora em pequena escala, telefones do Projeto Tango nas mãos de pessoas em alguns (poucos) lugares do mundo, e estes primeiros foram destinados especificamente para desenvolvedores que provaram que, de fato, o aparelho tinha algo muito legal para ser utilizado como dispositivo principal. Mas agora que a tecnologia Tan…

Android M oferece novo gerenciamento avançado de memória RAM

Imagem
Desde o Android KitKat, Google vem tentando deixar o seu sistema mais leve ao fazer uma boa lipoaspiração no código do robozinho, eliminando coisas desnecessárias e enxugando outras para algo mais simples. Isso permitiu que o sistema Android fosse capaz de rodar de forma aceitável mesmo em dispositivos com apenas 512MB de RAM. Com o Lollipop, a promessa era de um gerenciamento ainda mais eficaz para tirar total proveito do que o seu smartphone tem a oferecer. No entanto, um grave problema de vazamento de memória acabou irritando todos os usuários ao verem o seu sistema sempre encerrando apps de forma indevida.

Quando começaram a surgir os rumores sobre o Android M, vimos várias fontes alegarem que a nova versão teria um sistema de gerenciamento de memória mais avançado que o do Lollipop e graças a isso será possível reduzir o consumo de RAM pela metade. Agora que a primeira build de teste foi liberada para a linha Nexus, podemos dar uma olhada no que a novidade tem a oferecer.

Diferente…

Android M pode permitir que smartphones carreguem outros aparelhos pelo USB

A Google anunciou o novo Android M para o público, e para o sucessor do Lollipop a empresa resolveu caprichar e adicionou uma infinidade de novos recursos que definitivamente serão úteis na utilização diária pelos usuários. Um desses grandes recursos é que, no futuro, os da plataforma poderão carregar outros dispositivos por cabos USB.

Isto é possível graças à nova tecnologia USB chamada USB Type-C, que muitas empresas acreditam ser o "futuro" das conectividades por cabos e já é encontrado em diversos dispositivos como o novo MacBook, da Apple, e na última geração do Google Pixel Chromebox. Este novo tipo de cabo é ligeiramente menor que os tradicionais microUSB e, como sendo uma variação mais avançada, traz portas menores em ambas as extremidades.

Apesar de menor, o cabo reversível (que pode ser conectado de ambos os lados em uma porta USB compatível) poderá recarregar outros dispositivos – no futuro, é claro (este que pode ser muito distante ou muito próximo). O usuário só p…

Android M permitirá, a instalação de aplicativos em cartões microSD

Embora muitos fabricantes distribuam versões modificadas do Android com suporte completo a cartões microSD, o fato é que a Google nunca apoiou a ideia de que aplicativos fossem instalados em memórias de armazenamento externas.

Entretanto, depois de anunciar vários recursos interessantes na Google I/O deste ano, a documentação para desenvolvedores do Android M revelou que a nova versão do sistema operacional oferecerá suporte completo a cartões microSD, o que significa que aplicativos poderão ser completamente instalados nessas memórias.
Adoptable Storage Devices

A possibilidade, no entanto, dependerá ainda do desenvolvedor, que precisa incluir a permissão no arquivo “manifest” do aplicativo. Além disso, o cartão será criptografado e reformatado pelo sistema para que tudo funcione como deveria, já que, na verdade, o novo “Adoptable Storage Devices” apenas fará com que o sistema enxergue a memória externa como sendo a interna – uma jogada inteligente para evitar problemas de compatibilidad…