Android Lollipop alcança 32% dos smartphones




Android Lollipop alcança 32% dos smartphones com sistema do Google
Redação Olhar Digital 06/01/2016 Android Celulares Google

A versão 5.0 Lollipop do sistema Android foi lançada em junho de 2014. Dois anos depois e já superado pela versão 6.0 Marshmallow, o update só agora alcançou a marca dos 32,6% de smartphones instalados. E ainda não é o Android mais popular.

O mais recente levantamento feito pelo Google mostra que a versão 4.0 KitKat, lançada em 2013, ainda é a predominante entre os smartphones com esse sistema operacional, com 36% dos dispositivos. Já o Marshmallow não passa de 0,7%.

O terceiro colocado é o Android Jelly Bean, com 24,7% dos celulares e tablets com o sistema, somadas as versões 4.1, 4.2 e 4.3. Os updates mais antigos somam pouco menos de 6%. Embora o Marshmallow tenha registrado um leve aumento em relação a dezembro (quando ocupava 0,5% dos aparelhos), a nova estimativa mostra que a atualização ainda deve demorar para alcançar uma parcela considerável de usuários.

Essa defasagem acontece principalmente por conta das múltiplas customizações que as fabricantes aplicam sobre suas versões do Android. O sistema operacional presente em um celular da LG, por exemplo, é diferente em diversos aspectos daquele presente em aparelhos da Samsung - que, por sua vez, é bem diferente do Android puro original, na forma como foi concebido pelo Google.

Isso gera um atraso na adaptação das fabricantes às atualizações mais modernas, colocando o Android em descompasso em relação ao iOS, da Apple. Lançado em setembro do ano passado, a nona versão do sistema operacional já está presente em 70% dos iPhones e iPads espalhados pelo mundo, como comparação.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As cidades brasileiras com maior número de dispositivos infectados por hackers

Como recuperar fotos apagadas do Instagram

GoPro revela a Hero 6 Black, sua nova câmera top de linha