Como usar o cartão microSD como memória interna no Android Marshmallow





Uma das novidades que o Android 6.0 Marshmallowtrouxe, mas que não foi muito comentada, foi a possibilidade de utilizar o cartão microSD comoarmazenamento interno do seu smartphone. Esse recurso é conhecido como "Adoptable Storage" (ou armazenamento adotável).

Assim como a maioria das coisas, o Adoptable Storage tem seus pontos positivos e negativos…

A funcionalidade pode ser conveniente quando um usuário possui um smartphone que dispõe de pouca memória interna, pois isso fará com que os aplicativos sejam instalados diretamente no cartão de memória. Em contrapartida, sabe-se que o cartão SD não é totalmente seguro e nem tão ágil quanto a memória interna original do aparelho.

Além disso, vale lembrar que , tornando-se memória interna do dispositivo, o cartão microSD não será usado para armazenar fotos, vídeos e músicas.

Embora hajam essas desvantagens, se você possui um smartphone com menos de 8GB de memória interna, o Adoptable Storage é uma "mão na roda". Veja como configurar:

1- Você deve formatar o cartão microSD antes do procedimento, para que todo o conteúdo seja apagado.

2- O cartão só poderá ser utilizado no aparelho em que for configurado para receber o armazenamento adotável. Se você quiser utilizá-lo em outro aparelho, é necessário que seja feita uma nova formatação.

Para permitir o Adoptable Storage, você deve entrar em "Configurações", depois em "Armazenamento e USB". Feito isto, vá até a opção "CartãoSD" e depois selecione "Armazenamento Interno". O processo será iniciado, a partir daí. Vale lembrar que essa escolha fará com que você perca todos os dados do seu cartão.

Após formatado, você terá a opção de passar os dados para o novo armazenamento criado, liberando espaço no armazenamento interno original. O vídeo logo abaixo pode lhe ajudar:

Mas todos os aparelhos com Android 6.0 Marshmallow dispõe desse recurso?

Com uma quantidade significativa de smartphones com Android 6.0 Marshmallow chegando ao mercado neste ano, é natural pensar que haverão várias opções de modelos para usar o armazenamento adotável. Na verdade, não.

Ao que tudo indica, pelo menos a LG e a Samsung não vão disponibilizar essa opção em seus novos aparelhos. Parece que os modelos Galaxy S7 e o LG G5, que contarão com o sistema operacional "personalizado" tiveram o recurso em questão removido.

Um dos motivos, seria em relação ao desempenho dos aparelhos, já que, como já mencionamos, o cartão microSD não oferece a mesma velocidade que o armazenamento interno padrão dos aparelhos. Na opinião das duas companhias, esse recurso pode tornar o aparelho lento ao longo do tempo, resultando na insatisfação dos usuários com os dispositivos – o que é claro que as fabricantes pretendem evitar.

Entretanto, entre tantos questionamentos, o site AndroidPIT contatou a Samsung para se informar se o smartphone sofrerá essa restrição no Brasil. A companhia então enviou uma imagem do jogo Need for Speed: No Limits sendo transferido para um cartão SD, o que leva a entender que a versão brasileira do aparelho vai dispor da funcionalidade.

Dessa forma, se você está disposto a adquirir um novo smartphone, mas não pretende "investir" alto nisso, vale a pena verificar o Adoptable Storage está disponível.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip