Continuum ROM transforma smartphone em PC Linux de bolso








Smartphones modernos com hardware potente vêm deixando um sonho futurista mais próximo: usar o celular como um computador de bolso. Embora a Microsoft venha tentando tornar isso realidade com o Continuum, uma ROM independente pretende levar essa função avançada para o Android, o sistema mais popular do mundo.

O MaruOS tem a pretensão de entregar o que o Ubuntu Phone prometia ser, mas nunca chegou a decolar: transformar o celular em um computador com Linux ao conectar a um monitor externo. Porém, a execução é ainda melhor porque, no lugar de um sistema estreante no modo telefone, a proposta é deixar Debian e Android rodando lado a lado, ativados conforme necessário.




O primeiro grande passo do projeto já foi dado, e os desenvolvedores acabam de lançar uma versão pública do MaruOS para Nexus 5, que roda Android Lollipop no smartphone, mas ativa Debian Linux ao conectar o aparelho a um monitor. E a expectativa é que tudo funcione como no Continuum, incluindo uso liberado do celular enquanto o modo PC estiver ativo.

Segundo os desenvolvedores, o Linux instalado no hardware do Nexus 5 inicia em apenas 5 segundos após identificar um monitor HDMI. Depois, basta parear mouse e teclado Bluetooth para começar a usar apps em janelas independentes, como em qualquer computador desktop.


Para experimentar o MaruOS em um Nexus 5, você deverá proceder como se fosse instalar uma ROM customizada qualquer, o que envolve desbloquear o bootloader e obter acesso root. Se você não tem experiência nesse tipo de procedimento, talvez seja mais seguro não tentar - lembre-se que o sistema também não está em fase final, o que é garantia de alguns bugs.


Download do MaruOS para Nexus 5

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip