Google pode lançar um smartphone próprio até o final do ano

 




A Google já vem realizando há anos parcerias com fabricantes para o lançamento da linha Nexus, porém rumores recentes vem indicando que a empresa está cogitando aumentar sua participação e lançar "smartphones Google". O site The Telegraph divulgou informações de fontes não identificadas que a Google tem planos de expandir sua participação para o hardware, lançando smartphones onde a empresa teria mais controle sobre o software e os componentes.

Atualmente o desenvolvimento Android é dividido entre a Google, que desenvolve o sistema, e as parceiras, que criam os aparelhos e modificam o software para se adequar a seus componentes e também estratégias próprias de cada empresa e até mesmo da operadora que irá comercializar o dispositivo. Através desse modelo de negócio, hoje os dispositivos Android dominam o mercado global de smartphones, representando 76% das vendas de smartphones na União Europeia e 78,8% na China. Porém, esse ecossistema diverso, com cada fabricante realizando o controle sobre seus dispositivos, dificulta para a Google controlar seu próprio sistema operacional, o que reflete em dificuldade para atualizar as versões do sistema instaladas nos aparelhos, por exemplo.

Um indício dessas novas ambições da Google seria a contratação de Rick Osterloh, ex-presidente da Motorola, supostamente para assumir a direção de uma divisão de hardware dentro da empresa.

O lançamento de um "Googlephone" traria possibilidade de manter um controle mais próximo da empresa para toda a experiência do dispositivo, desde os serviços embarcados até futuras atualizações. Esse modelo se aproxima ao feito pela Apple, que mantém um controle bastante restritivo sobre todos os elementos de seu dispositivo, o iPhone. Porém, será preciso balancear a relação com as marcas parceiras, que teriam que disputar mercado com a empresa que tem a vantagem de desenvolver o sistema operacional. Já evitando eventuais riscos, algumas das parceiras já trabalham em softwares próprios, caso da Samsung (principal parceira da Google) e o Tizen.

De acordo com o The Telegraph, o novo dispositivo com a marca Google chegaria até o final desse ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip