13 dicas essenciais que você precisa experimentar no seu Android

Preparamos uma seleção com 13 dicas essenciais para você experimentar no seu Android ainda hoje. Você irá encontrar uma série de truques e novos recursos que podem te ajudar em diversas situações, como em casos de lentidões no sistema, configuração de um dispositivo recém-adquirido, ou problemas no consumo de internet. Confira nossa seleção completa no artigo abaixo.

1. Desvendando as configurações de desenvolvedor

As opções de desenvolvedor foram projetadas para profissionais, mas muitas delas são bastante úteis para o usuário comum. Em primeiro lugar, é preciso acessar as opções de desenvolvedor nas configurações do nosso aparelho. Para isso, vá a “Configurações > Sobre o telefone”. Em seguida, vá até o “Número da versão” e clique nele 7 vezes seguidas. Ao fazê-lo, aparecerá uma notificação avisando que já temos as opções de desenvolvedor. Basta então voltar ao menu de configurações e essas opções estarão visíveis acima da seção “Sobre o telefone”.

Após a ativação dessa sessão, diversos recursos adicionais estarão disponíveis para tornar o seu Android ainda mais inteligente. É possível ajustar o processamento de gráficos 3D, diminuir a velocidade das animações do sistema e limitar os aplicativos que rodam em segundo plano. No link abaixo você pode encontrar uma seleção com 14 funções que estão escondidas no meu de desenvolvedor:
Ative a opção de desenvolvedor e descubra recursos incríveis.
2. Grave a tela do seu dispositivo sem a necessidade de root

O recurso de gravação da tela do dispositivo é bastante utilizado por usuários que divulgam vídeos no YouTube, e pode ser bastante útil para diversas situações. Para isso, não será preciso o acesso root no dispositivo, basta fazer o download do aplicativo AZ Screen Recorder diretamente na Play Store. Após a instalação do app será possível gravar a tela do seu Android, e compartilhar com os amigos de diversas maneiras diferentes. Baixe o aplicativo através do botão abaixo:
 
  
 Com o AZ Screen Recorder é possível gravar a tela do seu Android sem root.

3. Simplifique o desbloqueio de tela do Android

O padrão para desbloqueio de tela do Android é simples e funcional, permitindo que o dispositivo seja acessado a partir de um desenho. No entanto, o Android 5.0 Lollipop trouxe um novo recurso para bloqueio de tela, que mantém o smartphone desbloqueado apenas em regiões ou conexões que determinarmos seguras, como no trabalho ou durante a conexão com um smartwatch. Para ativar a função vá até: Configurações> Segurança> Smart Lock. Uma vez ativado, você poderá definir o novo método que será utilizado para tornar o seu Android mais seguro. 

 
Smart Lock desbloqueia o dispositivo apenas em conexões e lugares confiáveis. 

4. Descubra quais aplicativos consomem mais memória RAM

Através das opções para desenvolvedor é possível visualizar todos os aplicativos e processos que estão ativos no dispositivo nas ultimas 23 horas. Ao selecionar o aplicativo desejado, serão exibidas informações sobre o uso da memória RAM, tempo de execução e serviços utilizados em conjunto ao processo. Acesse o menu de desenvolvedor e selecione "Estatísticas de processos" para gerenciar o uso da memória do seu dispositivo.

 
 Economize energia fechando processo em segundo plano.

5. Utilize a lupa do Android

Da mesma forma que os mapas no Google Maps podem ser aproximados ou afastados, todo o sistema Android comporta potencialmente a mesma possibilidade de visualização. Basta ativar a opção de "Gestos de ampliação" em Acessibilidade > Visão. Uma vez habilitada a opção, você pode clicar três vezes num ponto da tela para aumentar ou diminuir o zoom. Se clicar três vezes e segurar, você pode aumentar temporariamente a sua tela e mover a área ampliada. É uma função muito útil quando nos deparamos com textos de fonte muito pequena.


Os gestos de ampliação aumentam qualquer tela. 

6. Realize buscas no Google sem tocar no dispositivo

Você pode configurar seu dispositivo para que ele responda ao comando "Ok Google" automaticamente, e realize buscas pela internet e execute comandos específicos. Vá para Configurações do Google> Pesquisa e Google Now> Voz> Detecção de Ok Google e selecione "a partir do app do Google". Após a ativação do recurso o comando responderá automaticamente, inclusive quando o dispositivo estiver com a tela

bloqueada.
 
Mesmo a partir da tela de bloqueio é possível realizar pesquisas através de comandos de voz.
 
7. Deixe o dispositivo ler suas notícias favoritas para você

A opção Texto-para-fala realiza a leitura de artigos salvos no dispositivo em voz alta.Tudo o que precisa fazer é ter a opção ativada e baixar o pacote para a língua portuguesa. Eu uso o Texto-para-fala como uma maneira simples de me informar. Primeiro, salvo um artigo ou texto no Pocket e depois, a partir do menu, seleciono a opção de leitura em voz alta. Assim você poderá ouvir os artigos do AndroidPIT sem precisar

tocar no celular.
 
Texto-para-fala realiza a leitura de artigos salvos no dispositivo no viva-voz.
8. Divida sua internet móvel com outras pessoas

Com a função hotspot habilitada é possível compartilhar sua conexão de internet móvel com outras pessoas. Caso você não tenha o costume de compartilhar sua internet, com o Wi-Fi ligado você poderá se conectar ao hotspot oferecido por outra pessoa que esteja próximo. Vá até Configurações> Mais> Tethering>Hotspot portátil e ative essa opção. Você pode configurar uma senha para proteger a sua conexão de usuários desconhecidos.


Divida sua conexão de internet com o acesso hotspot.
9. Use o NFC para trocar arquivos entre dispositivos

O toque para enviar é uma ferramenta indispensável para aqueles que utilizam mais de um dispositivo Android diariamente. A opção "Android Beam" realiza a migração de dados e arquivos entre os dispositivos utilizando o NFC, desde que ambos os aparelhos sejam compatíveis com a tecnologia. A opção pode ser encontrada através das configurações do NFC, e irá evitar que você instale todos os seus aplicativos manualmente.


Transfira dados e arquivos pelo NFC.

10. Economize sua internet móvel

O Chrome possui nativamente uma opção para reduzir o consumo de dados móveis, e pode ser acessada a partir de qualquer dispositivo com o navegador instalado. Com o Chrome aberto, toque nos três pontos que estão posicionados no canto superior direito e, em seguida, vá ate as configurações do navegador e selecione "Reduzir consumo de dados". Após a seleção, o navegador irá comprimir as páginas acessadas e consequentemente reduzir o consumo de internet móvel.

 
Ative a redução no consumo de internet no Google Chrome.

11. Desative os serviços de localização para economizar bateria

Para otimizar a vida útil da sua bateria, existe outro truque que pode ser feito: desativar os serviços de localização pode contribuir para a economia de energia. Sugerimos que passe a usar o GPS apenas quando necessário. Esse controle fica em Configurações > serviços e localização. Lá você pode desativar o “Acesso à localização”.



Desativando a localização para economizar bateria.

12. Ajuste as configurações avançadas do Wi-Fi

Através das configurações avançados do Wi-Fi é possível, por exemplo, evitar conexões de baixa qualidade, minimizar o uso de bateria, receber uma notificação quando uma rede estiver disponível e muito mais. Para acessar essas opções, vá até as Configurações, clique em Wi-Fi e depois em Avançado.


Configurando seu Wi-Fi no menu avançado.

13. Proteja suas informações usando a criptografia

Você pode proteger ainda mais o seu dispositivo, ou melhor, os dados que estão lá dentro. Em caso de roubo, você estará mais tranquilo e saberá que ninguém pode violar a sua privacidade. As opções de segurança e privacidade podem te ajudar a criptografar o seu aparelho por inteiro. Todas essas funções podem ser ativadas nas Configurações de segurança. Se você quiser aprender mais sobre criptografia no Android, pode consultar o artigo disponível através do link abaixo:




Criptografando o smartphone e protegendo suas informações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip