A Claro vai ultrapassar a TIM em market share de celular?

TIM e Claro travam há mais de 15 anos uma disputa pela 2ªcolocação em market share de celular do Brasil.


A Claro perdeu esta posição para a TIM em 2004, recuperou em 2008, voltou a ser superada pela TIM em 2010 e pode vir a recuperar esta posição em 2016.

A vantagem da TIM em relação à Claro caiu de 4,6 milhões de celulares em 2014 para 256 mil em 2015. Voltou a subir para 2,0 milhões de celulares no 1T16 e caiu novamente para 786 mil celulares em maio.



Esta disputa deve ser definida pelo desempenho destas operadoras no pré-pago, onde a TIM é a líder e a Claro ocupa a 2ª colocação em market share.



A vantagem da TIM em relação à Claro no pré-pago caiu de 7,8 milhões em 2014 para 4,0 milhões em maio de 2016. A Claro é a 2ª colocada em market share de pós-pago e sua vantagem em relação à TIM (3ª colocada) tem se mantida estável em cerca de 3 mihões de celulares.


Como as duas operadoras utilizam critérios diferentes para o desligamento de pré-pagos inativos não é possível dizer quem era efetivamente a 2ª colocada em market share de celular no Brasil em maio. Ambas as operadoras tem apresentado adições líquidas negativas de pré-pago que são influenciadas pelo prazo a partir do qual um celular inativo é desligado. No acumulado dos cinco primeiros meses de 2016 a TIM apresentou adições líquidas negativas de -1,0 milhão de pré-pagos e a Claro de -1,6 milhões.


Diante deste cenário pergunta-se:
Quem irá terminar 2016 na 2ª colocação em market share de celular?
Se Claro e TIM utilizassem os mesmos critérios de desligamento de celulares inativos, quem seria a 2ª colocada em market share?
Até que ponto é importante para Claro e TIM brigar para ser a 2ª colocada em market share de celular no Brasil?
Como o market share tem influenciado o resultado econômico dessas empresas?
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As cidades brasileiras com maior número de dispositivos infectados por hackers

Como recuperar fotos apagadas do Instagram

GoPro revela a Hero 6 Black, sua nova câmera top de linha