Saiba tudo sobre as opções de desenvolvedor e aproveite ao máximo o seu Android

As opções de desenvolvedor foram projetadas para profissionais que desenvolvem aplicativos, mas muitas delas são bastante úteis para o usuário comum. Separamos neste artigo algumas dicas - que normalmente estão escondidas no painel de configuração do seu smartphone - para melhorar a sua experiência de uso com um dispositivo Android. Confira nossa seleção de dicas logo abaixo.



Vá direto ao que te interessa:

O que são as opções de desenvolvedor 
Simular telas secundárias
Como acessar as opções de desenvolvedor 
Estatísticas de processos
Manter a tela sempre ativa
Localização do ponteiro
Limitar os aplicativos em segundo plano 
Definir a velocidade das animações do sistema
Exibir limites de layout 
Forçar MSAA 4x
Forçar renderização da GPU
Ativar a depuração USB
Mostrar o uso da CPU 
Senha para backup do computador
Mostrar toques na tela 
Permitir locais fictícios

O que são as opções de desenvolvedor?

As opções de desenvolvedor permitem que o usuário faça diversas modificações no seu Android, como monitorar o funcionamento de apps e aumentar a velocidade das animações. Originalmente - e como o próprio nome diz - estes recursos estão destinados aos desenvolvedores de aplicativos para o SO, para que os mesmos possam testá-los.

Contudo, como mencionado anteriormente, algumas destas funcionalidades podem ser usadas por todos os usuários que querem ter mais controle sobre a plataforma do Google.
Como acessar as opções de desenvolvedor

Em primeiro lugar, é preciso acessar as opções de desenvolvedor nas configurações do nosso aparelho. Para isso, vá a Configurações > Sobre o telefone. Em seguida, vá até o Número da versão e clique nele 7 vezes seguidas. Ao fazê-lo, aparecerá uma notificação avisando que já temos as opções de desenvolvedor. Basta então voltar ao menu de configurações e essas opções estarão visíveis acima da seção Sobre o telefone. 
 
 
 Acessando as opções de desenvolvedor 
 
Manter a tela sempre ativa

Se você trabalha com o dispositivo e se incomoda todas as vezes que a tela se apaga, essa opção manterá seu Android sempre ativo. Com a opção ativa o dispositivo permanecerá com a tela ligada mesmo durante o carregamento da bateria. Para bloquear o aparelho será preciso utilizar o botão físico de energia.
 
  Mantenha a tela do dispositivo sempre ativa 
 
Limitar os aplicativos em segundo plano

Essa opção permite selecionar a quantidade de aplicativos que podem permanecer rodando em segundo plano. A seleção é limitada a até quatro aplicativos, mas o usuário pode optar pela função nenhum aplicativo em segundo plano. Com essa opção ativada todos os processos e aplicativos serão encerrados após o uso.
 
  Limite os aplicativos que rodam em segundo plano 

Exibir limites de layout

Essa opção exibe todas as bordas e demarcações visuais do sistema. Com a opção ativada é possível conferir todos os espaços e limites dos contextos visuais do seu Android. A ferramenta auxilia desenvolvedores e profissionais que trabalham com design de interfaces. 
 
 
Exibir os limites de layout do sistema 
 
Forçar renderização da GPU

Essa opção irá processar todos os aplicativos em hardware 2D, mesmo que eles estejam habilitados para rodar em outros tipos de renderizações. A opção pode gerar ganhos de performance, mas também pode prejudicar o dispositivo. Use-a com cuidado. 
 
 
Forçando a renderização da GPU, você ganha em performance 
 
Mostrar o uso da CPU

Ao selecionar esta opção é possível visualizar na tela do dispositivo informações sobre o uso da CPU. A ferramenta lista todos os processos ativos que estão fazendo uso da CPU naquele momento, exibindo gráficos, que aparecerão no canto superior direito da tela, de acordo com a usabilidade do dispositivo.
 
  
Mostrar o uso da CPU

Mostrar toques na tela

A opção permite visualizar gestos e toques que são realizados na tela do dispositivo. O feedback visual auxilia desenvolvedores e usuários que estão exibindo o dispositivo através de uma TV ou monitor. 
 
 
Mostrar toques na tela do dispositivo 

Simular telas secundárias

Com esta opção ativada você poderá exibir as telas secundárias em resoluções diferentes. É possível visualizar o comportamento do dispositivo em tamanhos de telas com resoluções diferentes. As informações são exibidas através de uma miniatura acima dos contextos que estão sendo utilizados pelo usuário.
 
  
 Visualize o comportamento do dispositivo em tamanhos de telas com resoluções diferentes 

Estatísticas de processos

É possível visualizar todos os aplicativos e processos que estão ativos no dispositivo nas últimas 23 horas. Ao selecionar o aplicativo desejado, serão exibidas informações sobre o uso da memória RAM, tempo de execução e serviços utilizados em conjunto ao processo. Esta opção só está disponível para as versões do Android anteriores ao Lollipop.

 
Lista dos processos e aplicativos em execução

Localização do ponteiro

Essa opção exibe o rastro do toque na tela e todos os dados onde o usuário tenha selecionado ou percorrido o display. É possível medir a precisão do toque, e as coordenadas por onde o usuário passou. 
 
 
Mostrar localização do ponteiro exibindo ou rastro dos gestos 

Definir a velocidade das animações do sistema

Você pode desativar completamente as animações e fazer com que seu aparelho inicie um aplicativo tão rápido quanto permita o hardware, ou dobrar a velocidade das animações. Essa opção é válida para interfaces com muitas animações ou que apresentam algum tipo de lentidão. 
 
 
 Defina a velocidade das animações do sistema 
 
Forçar MSAA 4x

Esta opção permite melhorar a qualidade dos gráficos nos jogos e aplicativos de OpenGL ES 2.0. Note que isso vai demandar mais rendimento do hardware e consumirá a bateria mais rapidamente. Apesar disso, em alguns jogos e aplicativos a imagem será otimizada através do Multi Sample Anti-Aliasing 4x. 
 
 
Otimizando os gráficos para jogos 
 
Ativar a depuração USB

Esta é uma das opções de desenvolvedor mais utilizada pelos usuários. Ela permite que os programas do seu computador acessem o seu dispositivo por meio do USB. Este é um passo prévio necessário para rootear o nosso dispositivo, desbloqueá-lo, instalar uma ROM nova ou fazer uma cópia de segurança no nosso computador (não precisa de root). Se tiver essa opção ativada, conecte o seu dispositivo apenas a USBs seguros (evite computadores desconhecidos ou públicos).
 
 
 Ativando a depuração USB 
 
Senha para backup do computador

Se quiser criar uma cópia de segurança do seu dispositivo no computador, é aconselhável que a proteja com uma senha. Essa opção codifica a sua cópia, portanto muito cuidado: você não poderá acessá-la se tiver esquecido a senha.
 
  
 Configurando uma senha do backup 
 
Permitir locais fictícios

Ativar essa opção junto ao uso de um aplicativo como o Fake GPS Location faz o seu dispositivo “pensar” que você está numa parte diferente da terra. Isso pode trazer algumas vantagens, como enganar seus amigos sobre a sua localização ou evitar que o Google saiba sempre onde você está. Para ativá-la, vá a Opções de desenvolvedor > Permitir locais fictícios.
 
  
 Usando o app Fake GPS Location ou similares, você ativa a função de local fictício 
 
GPS Location Spoofer Free

Recomendamos que você não ative as seções das opções de desenvolvedor caso não tenha pleno conhecimento sobre seu funcionamento. De modo geral, as opções apresentadas nesse artigo encontram-se a partir da versão Android 4.2, com umaexceção, ou outra.



E ai, você utiliza a opção de desenvolvedor? Qual a função que mais gosta? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip