Smartphone pode detectar anemia em pacientes


(Foto: Reprodução)
Smartphone pode detectar anemia em pacientes


Pesquisadores da Universidade de Washington desenvolveram um sistema capaz de detectar a anemia em pacientes. A doença é pela falta de glóbulos vermelhos, portadores de oxigênio, no corpo. Usando uma câmera de smartphone, os médicos podem identificar sinais precoces da condição, sem a necessidade de equipamentos caros ou mesmo uma visita ao hospital. De acordo com os cientistas envolvidos no projeto, a técnica pode ajudar em regiões onde os recursos médicos são escassos.

O sistema usa apenas um smartphone e uma fonte de luz. O aplicativo, desenvolvido no laboratório do professor Shwetak Patel, fornece uma leitura completa de hemoglobina. Em testes, os pesquisadores obtiveram um nível de precisão semelhante ao de testes já utilizados por médicos com LEDs profissionais. No entanto, ele não foi tão preciso quanto um exame de sangue convencional.


O sistema grava um vídeo usando a luz do flash do celular e um conjunto adicional de luzes LED e lâmpadas incandescentes. Ele consegue reconhecer alterações na cor que bombeia o sangue pelo dedo, o que pode identificar uma deficiência dos glóbulos vermelhos no sangue.

Este não é o único sistema explorado por Patel que envolve smartphones e exames médicos. O professor desenvolveu outro app que usa o microfone do dispositivo para controlar a respiração de uma pessoa enquanto ela dorme. Outro sistema consegue detectar icterícia em bebês recém nascidos usando uma câmera de smartphone e um cartão de referência de cores. Todos os programas usam algoritmos de aprendizagem de máquina para reconhecer os sintomas.

Via TechnologyReview
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Colecionando problemas: Google Pixel tem falha na função toque duplo para despertar

Microsoft patenteia leitor de digital e gestos como o do Google Pixel

BlackBerry deixa de fabricar smartphones e licencia marca para chinesa