Smartphones Android estão enviando mensagens para a China secretamente

Smartphones Android estão enviando mensagens para a China secretamente

Um firmware instalado em alguns smartphones com Android está monitorando secretamente os seus usuários e até mesmo enviando mensagens de texto com palavras-chave pesquisáveis para um servidor chinês a cada 72 horas.

De acordo com um relatório da empresa de segurança Kryptowire, o software ainda acompanha dados de localização e registos de chamadas, além de ser capaz de baixar aplicativos sem o consentimento dos usuários. 

O software pertence à empresa chinesa Adups Technology Company, que afirma ter o programa sendo executado em mais de 700 milhões de aparelhos, sendo a sua maioria na categoria low-end. A companhia tem parcerias com alguns dos principais fabricantes, como Huawei e ZTE.

O relatório ainda identificou que cerca de 120 mil smartphones da BLU podem estar executando o software. Neste caso, a Adups informou que o programa não era destinado para telefones dos Estados Unidos, mas a fabricante acabou incluindo uma versão do firmware nos celulares sem saber sobre o rastreamento.

Em comunicado, a BLU afirma que retirou de seus aparelhos o firmware assim que foi informada do problema. A Huawei e a ZTE ainda não se pronunciaram sobre o caso; já o Google afirmou ao Verge que não estava ciente do problema até ser contatado pela Kryptowire.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Colecionando problemas: Google Pixel tem falha na função toque duplo para despertar

Microsoft patenteia leitor de digital e gestos como o do Google Pixel

BlackBerry deixa de fabricar smartphones e licencia marca para chinesa