Elon Musk quer levar internet de alta velocidade para o mundo inteiro

(Foto: reprodução)
Elon Musk quer levar internet de alta velocidade para o mundo inteiro

O bilionário da tecnologia Elon Musk anunciou nesta semana que pretende levar internet de alta velocidade a todo o mundo usando o espaço. A SpaceX apresentou um pedido à FCC, Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos, para iniciar o projeto, que pretende colocar em órbita milhares de satélites.

"O sistema é projetado para fornecer uma ampla gama de serviços de banda larga e comunicações para usuários residenciais, comerciais, institucionais, governamentais e profissionais do mundo inteiro", explica a SpaceX em um documento.

A rede seria composta por 4,4 mil satélites em diferentes órbitas e custaria cerca de US$ 10 bilhões, de acordo com estimativas do próprio Musk. "Uma vez implantado totalmente, o sistema passaria por praticamente todas as partes da superfície da Terra e, portanto, teria a capacidade de fornecer serviços globais onipresentes", afirma.

A ideia é que os satélites forneçam uma velocidade global de até 1 Gbps, bem mais do que a média global atual de 5,1 Mbps. O projeto, no entanto, não é único. Há alguns meses, o Facebook apresentou uma ideia semelhante, mas não teve sucesso em suas primeiras etapas, já que o foguete da SpaceX que levaria seu satélite acabou explodindo antes de chegar ao espaço.

A SpaceX estima que um novo voo deve acontecer antes do final do ano.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As cidades brasileiras com maior número de dispositivos infectados por hackers

Como recuperar fotos apagadas do Instagram

GoPro revela a Hero 6 Black, sua nova câmera top de linha