PhotoScan: Digitalize suas fotos com o smartphone


A maior vantagem da fotografia digital é a facilidade de armazenamento e organização. Com um serviço como oGoogle Photos fica fácil fazer o backup de suas fotos e organizá-las automaticamente. Mas muitos de nós ainda tem uma quantidade considerável de imagens de "eras passadas", quando a fotografia ainda exigia filmes e papel. E digitalizar sua coleção requer um scanner e tempo livre para capturar e recortar cada imagem, o que acaba fazendo com que na maioria dos casos as fotos continuem numa caixa de sapatos em algum lugar. Foi pensando em uma forma de acelerar este processo que a Google desenvolveu um novo app para Android, o PhotoScan.

Com ele, basta a câmera do celular e alguns segundos para transformar uma foto impressa em uma cópia digital de alta qualidade. Veja como é fácil.
Como o PhotoScan funciona

O PhotoScan funciona partindo do princípio de que quase todo smartphone moderno tem uma câmera de boa qualidade integrada, e que a forma mais rápida de digitalizar uma foto impressa é tirando uma "foto da foto".

Mas que já tentou fazer isso sabe que as coisas não são tão simples: as fotos em papel não são perfeitamente planas, o que pode causar distorção na imagem. E o reflexo da luz ambiente no papel brilhante pode arruinar o resultado.

Para resolver ambos os problemas o PhotoScan usa inteligência artificial para analisar e combinar 5 fotos diferentes, tiradas em ângulos diferentes, para eliminar relfexos e corrigir distorções, produzindo uma imagem final perfeita. E tudo isso em uma fração de segundos, usando o poder de computação de seu smartphone. Este vídeo de Nat & Lo, funcionárias da Google que desvendam os mistérios por trás dos serviços da empresa, explica o processo:

Usando o PhotoScan

O PhotoScan é gratuito no Google Play. Na primeira vez em que você abrir o app uma rápida animação mostra o funcionamento, basta tocar no botão Iniciar Digitalização. Surgirá na tela uma moldura, acompanhada de três botões no rodapé: o da esquerda liga ou desliga o flash (em um ambiente interno bem iluminado ele é desnecessário), o central tira uma foto e o da direita abre a ajuda do app.

Enquadre a foto que você quer digitalizar dentro da moldura na tela, e toque no botão central. Você verá que surgirão na tela quatro "círculos" brancos. Estes são os alvos. Alinhe o círculo vazado, no centro da tela, com os alvos até que eles se tornem azuis. Depois de fazer isso com todas os quatro alvos, uma mensagem informará que a digitalização está completa, e uma miniatura da sua foto surgirá no canto interior direito da tela.

O PhotoScan é muito fácil de usar, basta enquadrar a foto na moldura na tela e tocar no grande botão central.

Pronto, você digitalizou sua primeira foto, e basta tocar na miniatura para ver o resultado. O PhotoScan geralmente faz um bom trabalho em encontrar as bordas da imagem, mas se por acaso for necessário um ajuste ele pode ser feito nesta tela, basta clicar no botão Ajustar cantos. Se tudo estiver a contento, toque na seta no canto superior direito da tela, e no botão Salvar Todas no topo da tela.

Alinhe o círculo azul (à esquerda) com os alvos e em poucos segundos você terá sua foto digitalizada (à direita)

PhotoScan vs Scanner

Uma foto digitalizada pelo PhotoScan. Clique para ampliar.

O PhotoScan é uma forma muito rápida de digitalizar suas fotos, mas não é uma solução ideal: a qualidade das imagens geradas é limitada pela qualidade da câmera de seu smartphone, e em muitos casos mesmo um scanner de baixo custo será capaz de produz imagens melhores. Por isso, recomendamos o app para quem não tem um scanner à disposição, ou valoriza a praticidade sobre a qualidade. Ainda assim, não há como negar que é um app extremamente útil.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Colecionando problemas: Google Pixel tem falha na função toque duplo para despertar

Microsoft patenteia leitor de digital e gestos como o do Google Pixel

BlackBerry deixa de fabricar smartphones e licencia marca para chinesa