99,6% dos smartphones vendidos são Android ou iOS; menos de 0,1% são BlackBerry



A Gartner divulgou os dados mais recentes da fatia de mercado dos smartphones, e as coisas não vão bem para os dispositivos com sistemas operacionais Windows ou BlackBerry. 99,6% de todos os dispositivos vendidos mundialmente no 4º trimestre de 2016 – outubro a dezembro – traziam sistema operacional Android ou iOS.

O domínio de Apple e Google do mercado acabou se tornando algo bastante comum, mas agora o duopólio está atingindo novos limites. Segundo a consultoria, apenas 1 milhão de smartphones com sistema Windows foram vendidos no mundo. Isso representa 0,3% do mercado. No mesmo período de 2015, esse número era de 4,3 milhões.

A situação é pior ainda pra BlackBerry, que teve apenas 207 mil dispositivos comercializados com seu sistema operacional. Isso dá menos do que 0,1% do total. Ou seja, na tabela acima, a empresa é descrita como 0,0% das vendas. Outros sistemas somaram 530 mil aparelhos, ou 0,1%.

Na parte de cima disso tudo, o Android segue na frente, com 352,6 milhões de dispositivos, representando 81,7% do mercado de novos aparelhos. Enquanto isso, 77 milhões, ou 17,9%, dos aparelhos comercializados traziam o iOS.

O mercado de smartphones segue crescente, de acordo com a Gartner. No 4º trimestre de 2016, foram vendidos 431,5 milhões de dispositivos no mundo inteiro. No mesmo período de 2015, foram vendidos 403,1 milhões. Ou seja, um aumento de 7%.

Outro dado notável é que a Samsung perdeu mercado pelo segundo trimestre consecutivo, com uma queda de 2,9% em relação ao ano anterior. Com isso, eles foram ultrapassados pela Apple, que vendeu cerca de 300 mil smartphones a mais no final de 2016.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As cidades brasileiras com maior número de dispositivos infectados por hackers

Como recuperar fotos apagadas do Instagram

GoPro revela a Hero 6 Black, sua nova câmera top de linha