Alguns Androids já saem da caixa infectados com vírus; veja a lista



Alguns celulares Android já estão saindo da caixa infectados com malware, de acordo com a CheckPoint. A empresa de segurança digital encontrou 38 aparelhos infectados em dois clientes diferentes e, o mais interessante do caso foi que, em ambas as situações, os vírus foram pré-instalados no aparelho em algum momento não identificado da cadeia de fornecimento.

Ou seja: segundo a empresa, alguém com más intenções instalou malwares em celulares em algum ponto entre o momento em que o celular é produzido na fábrica e o instante em que ele é comercializado na loja.


Em um post no blog oficial da CheckPoint, os malwares em questão não faziam parte da ROM oficial da fabricante. Em seis dos casos, o vírus foi instalado com privilégios de administrador, o que fazia com que o usuário não fosse capaz de remover a praga, forçando o reset do smartphone.


A publicação cita que as ameaças foram encontradas em celulares de duas empresas grandes não identificadas. Uma delas é uma "grande companhia de telecomunicações" e a outra era uma "empresa de tecnologia multinacional". A maior parte dos malwares continham adwares (que injetam propagandas indesejadas no celular) e ferramentas para roubo de dados, mas em um dos casos foi encontrado um ransomware, que poderia trancar o celular com criptografia e só liberá-lo novamente mediante pagamento.


Além do alerta, a empresa também forneceu uma lista de aparelhos que já chegaram ao cliente infectados. Que fique claro: não significa que todos os celulares destas marcas saem de fábrica com a segurança comprometida. A empresa nota que foram alguns aparelhos destes modelos que foram adulterados em seu caminho até o consumidor, e que isso não é padrão dos smartphones.


Veja a lista:


Galaxy Note 2
LG G4
Galaxy S7
Galaxy S4
Galaxy Note 4
Galaxy Note 5
Galaxy Note 8 (o tablet)
Xiaomi Mi 4i
Galaxy A5
ZTE x500
Galaxy Note 3
Galaxy Note Edge
Galaxy Tab S2
Galaxy Tab 2
Oppo N3
vivo X6 plus
Nexus 5
Nexus 5X
Asus Zenfone 2
LenovoS90
OppoR7 plus
Xiaomi Redmi
Lenovo A850
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As cidades brasileiras com maior número de dispositivos infectados por hackers

Como recuperar fotos apagadas do Instagram

GoPro revela a Hero 6 Black, sua nova câmera top de linha