Alguns Androids já saem da caixa infectados com vírus; veja a lista



Alguns celulares Android já estão saindo da caixa infectados com malware, de acordo com a CheckPoint. A empresa de segurança digital encontrou 38 aparelhos infectados em dois clientes diferentes e, o mais interessante do caso foi que, em ambas as situações, os vírus foram pré-instalados no aparelho em algum momento não identificado da cadeia de fornecimento.

Ou seja: segundo a empresa, alguém com más intenções instalou malwares em celulares em algum ponto entre o momento em que o celular é produzido na fábrica e o instante em que ele é comercializado na loja.


Em um post no blog oficial da CheckPoint, os malwares em questão não faziam parte da ROM oficial da fabricante. Em seis dos casos, o vírus foi instalado com privilégios de administrador, o que fazia com que o usuário não fosse capaz de remover a praga, forçando o reset do smartphone.


A publicação cita que as ameaças foram encontradas em celulares de duas empresas grandes não identificadas. Uma delas é uma "grande companhia de telecomunicações" e a outra era uma "empresa de tecnologia multinacional". A maior parte dos malwares continham adwares (que injetam propagandas indesejadas no celular) e ferramentas para roubo de dados, mas em um dos casos foi encontrado um ransomware, que poderia trancar o celular com criptografia e só liberá-lo novamente mediante pagamento.


Além do alerta, a empresa também forneceu uma lista de aparelhos que já chegaram ao cliente infectados. Que fique claro: não significa que todos os celulares destas marcas saem de fábrica com a segurança comprometida. A empresa nota que foram alguns aparelhos destes modelos que foram adulterados em seu caminho até o consumidor, e que isso não é padrão dos smartphones.


Veja a lista:


Galaxy Note 2
LG G4
Galaxy S7
Galaxy S4
Galaxy Note 4
Galaxy Note 5
Galaxy Note 8 (o tablet)
Xiaomi Mi 4i
Galaxy A5
ZTE x500
Galaxy Note 3
Galaxy Note Edge
Galaxy Tab S2
Galaxy Tab 2
Oppo N3
vivo X6 plus
Nexus 5
Nexus 5X
Asus Zenfone 2
LenovoS90
OppoR7 plus
Xiaomi Redmi
Lenovo A850

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip