É possível esconder o status de 'online' no WhatsApp?




Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados etc.) vá até o fim da reportagem e utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para g1seguranca@globomail.com. A coluna responde perguntas deixadas por leitores no pacotão, às quintas-feiras.

>>> Status de online no WhatsApp
Eu excluir um contato de minha lista de telefone, automaticamente ele saiu, mas como ficou a conversa eu o via online ou sua última visualização. A pergunta é: Eu ainda estava nos contatos dele? Ele me via online, mesmo sem estar em meus contatos?
Hoje quando o adiciono em meus contatos não vejo sua última visualização, mas vejo quando está online. Será que pode me ver também?
Obrigada
Márcia Reinoso


Infelizmente, o WhatsApp não permite que você oculte o estado de "online" de maneira generalizada. Você pode ocultar a "Última visualização" nas opções de privacidade do aplicativo, mas isso não vai impedir que qualquer pessoa - mesmo aquelas que não estão em seus contatos - veja quando você está online. 

Você pode impedir que alguém te veja online bloqueando o contato totalmente, mas isso gera um problema. Caso a pessoa tenha acesso a outro número de telefone - um número que você não bloqueou -, ela pode adicionar você como contato nesse número e comparar os dois. Caso você apareça online a partir desse outro número, a pessoa pode descobrir que você a bloqueou.

É possível usar uma "gambiarra" para não aparecer online: ativar o "modo avião" do celular, enviar mensagens e depois sair do WhatsApp e do modo avião, aguardando para que as mensagens sejam enviadas pelo serviço de segundo plano do WhatsApp. Mas isso nem sempre funciona e é bastante trabalhoso. Existem alguns aplicativos que prometem automatizar esse processo, mas, em geral, não vale a pena perder tempo com isso.

O WhatsApp permite que você configure a privacidade de cinco coisas (foto ao lado): 
1. Sua foto;
2. O horário em que esteve on-line pela última vez (se você desativar para todos, não poderá ver o de ninguém);
3. O recado (o "recado" é o que antigamente era chamado de "Status", uma frase presente no seu perfil)
4. Os "Status" (as histórias estilo Snapchat compartilhadas na aba "Status" do WhatsApp). 
5. Aviso de leitura (desativar o envio das confirmações de leitura também impede você de saber quando alguém lê suas mensagens

Nenhuma dessas opções afeta a capacidade de alguém ver quando você está online. Para isso, só bloqueando o contato ou usando a referida "gambiarra", que a coluna não recomenda - tanto pela qualidade duvidosa dos aplicativos que prometem "ajudar" você a fazer isso, como pelo trabalho que dá e a incerteza de que vai mesmo funcionar, pois não é algo próprio do WhatsApp.

>>> Antivírus no Bluestacks
Eu sou usuário do Bluestacks e gostaria de saber se o antivírus do PC protege o aplicativo ou se preciso baixar antivírus no Bluestacks. Precisando baixar antivírus no Bluestacks, gostaria de saber se pode haver conflito entre o antivírus do PC e o do Bluestacks.

Obrigado,
Bruno Goldstein

Para quem não conhece, o Bluestacks é um programa que permite a utilização de aplicativos para Android no computador. 

O Bluestacks é uma máquina virtual. Em geral, o antivírus instalado no sistema host (no Windows, no caso) não é capaz de examinar arquivos em uma máquina máquina virtual. Como o Android é um sistema operacional diferente, também é possível que alguns antivírus de Windows não incluam as assinaturas ("vacinas") para detectar vírus de Android. Afinal, um vírus de Android não funciona no Windows, então incluir essas assinaturas seria um peso a mais para o antivírus e não acarretaria em maior proteção.

A presença de um antivírus no Bluestacks também não deve interferir em nada com o antivírus no Windows. Porém, é possível que um antivírus no Windows interfira com o funcionamento do Bluestacks em si (independentemente se você instala ou não um antivírus no ambiente virtual). A documentação do Bluestacks menciona especificamente problemas de compatibilidade com o antivírus BitDefender.

Dito isso, você provavelmente não precisa de antivírus no Bluestacks. Como se trata de uma virtualização do Android, é provável que boa parte dos seus dados esteja armazenada ou sincronizada com a nuvem. Um vírus de Android teria pouca capacidade de interferir com todos os apps instalados, exceto por alguma falha do próprio Bluestacks.

Além disso, o Android tem uma "resistência natural" a pragas digitais graças a todo o ecossistema criado pelo Google . As chances de você ser infectado - e a de um antivírus conseguir atuar bem na hora - são baixas. A única exceção é se você baixa aplicativos piratas, mas você não deve fazer isso.

O pacotão da coluna Segurança Digital vai ficando por aqui. Não se esqueça de deixar sua dúvida na área de comentários, logo abaixo, ou enviar um e-mail para g1seguranca@globomail.com. Você também pode seguir a coluna no Twitter em @g1seguranca. Até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip