Sistema usado por mais de 70% dos Windows Phones será 'abandonado' amanhã

(Foto: reprodução)
Sistema usado por mais de 70% dos Windows Phones será 'abandonado' amanhã

A Microsoft deixará de oferecer suporte ao Windows Phone 8.1, a penúltima versão de seu sistema operacional para celulares, a partir de amanhã, 11.  embora o prazo de suporte ao sistema já tenha se encerrado, é provável que ele continue a receber pequenas atualizações de segurança.

O problema é que essa versão do sistema operacional móvel ainda é extremamente popular. no final de junho, mais de 70% dos Windows Phones ainda usavam a versão 8.1 do sistema. A versão mais recente, por sua vez, estava em pouco mais de 20% dos aparelhos, o que significa que apenas um em cada cinco usuários de Windows Phone tem a versão mais atualizada do sistema, como o gráfico abaixo mostra:

Usuários de versões anteriores do sistema precisarão fazer o download do aplicativo Upgrade Advisor, da Microsoft, para realizar a atualização, segundo o Neowin. O aplicativo (que em português recebe o nome de "Supervisor de Atualização") pode ser baixado por meio deste link.

Não aprende


Esse "abandono" de um sistema operacional que é usado por mais de 70% dos dispositivos compatíveis representa um problema gravíssimo de segurança para a Microsoft. Geralmente, as versões mais recentes dos sistemas operacionais são as mais resistentes contra vírus e malwares, e as versões "abandonadas" vão se tornando, com o tempo, cada vez mais vulneráveis. Isso porque as eventuais falhas descobertas nessas versões não são consertadas com prontidão pela empresa.


Deixando o Windows Phone 8.1 para trás, a empresa pretende incentivar seus usuários a migrar para o Windows 10. Mas, como consequência, também deixará seus usuários mais vulneráveis a ameaças. E o fato de que eles são tão numerosos impacta o ecossistema de dispositivos Windows como um todo.


Um dos principais motivos pelos quais vírus como o WannaCry e o Petrwrap conseguiram se espalhar de maneira tão avassaladora foi justamente o fato de que muitos usuários não tinham a versão mais atualizada do sistema. O abandono do Windows Phone 8.1 deixa a porta aberta para infecções como o WannaCry, mas em aparelhos móveis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 celulares para curtir TV digital

Android Pie chega ao LG G7 ThinQ.

Driver leadership 0091 - Receptor de TV Digital.zip